Publicações
"O Secador de Livros"
Obra de Carla Maia de Almeida e ilustrações de Sebastião Peixoto.
Sinopse
O amor da família Bronca pelos livros era tão grande, tão forte, tão dedicado, tão obsessivo, tão alaropante, que acabou por se transformar num problema.
Quando começavam a ler era como se entrassem noutro mundo. E gostavam.
Gostavam tanto que já não queriam sair mais.
Carla Maia de Almeida
Jornalista, escritora e tradutora. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Para crianças, adolescentes e leitores de todas as idades, publicou até agora catorze livros, o primeiro dos quais na Caminho, em 2005: O Gato e a Rainha Só, com ilustrações de Júlio Vanzeler. Outros títulos na mesma editora: Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009), Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2012) e Amores de Família (ilustrações de Marta Monteiro, 2015). Foi seleccionada para o catálogo e o Festival White Ravens, Prémio Fundación Cuatrogatos e Prémio Autores SPA, na categoria de melhor livro infanto-juvenil. Tem obra editada na Alemanha, Sérvia, Holanda, Itália, Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e outros países da América Latina. Nasceu em Matosinhos.
Sebastião Peixoto
Natural de Braga, licenciado em pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto.
Trabalha como ilustrador freelancer, colaborando com várias editoras nacionais e estrangeiras.
Já publicou trabalhos em vários fanzines, revistas e jornais e participa regularmente em exposições coletivas de pintura e ilustração em Portugal e no estrangeiro.
Em 2012 o livro que ilustrou, Quando Eu For… Grande foi nomeado como melhor livro infantojuvenil pela Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2014 venceu uma menção honrosa no 7.º Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira. Em 2016 foi selecionado para o Catálogo Ibero-Americano de Ilustração e em 2017 ganhou um Gold Award na THESIF (The Seoul Illustration fair).