Publicações
Os Caminhos de Santiago ao detalhe num roteiro indispensável
A Porto Editora publica Guia dos Caminhos de Santiago, um guia indispensável para peregrinos e interessados pelas rotas jacobeias.
Paulo Almeida Fernandes, relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial, é o autor deste roteiro completo e rigoroso.
Com informação sobre os quatro caminhos consolidados que atravessam o território nacional – Caminho Central Português, Caminho da Costa, Caminho Português do Interior e Caminho de Torres – este livro promete ser um aliado para todos os que fazem o Caminho: só em 2017 foram mais de 65 mil os peregrinos que chegaram a Santiago provenientes de Portugal.
Além de mapas e informações sobre alojamento, o Guia dos Caminhos de Santiago inclui descrições dos percursos e sugestões de pontos de interesse, revelando curiosidades históricas, religiosas e culturais acerca de alguns dos locais onde o apóstolo foi e ainda é venerado.
SINOPSE
Desde o século IX que peregrinos de todo o Mundo, partindo dos locais mais longínquos, rumam a Santiago de Compostela, para venerar o apóstolo Tiago. Por razões de fé, motivações culturais ou apenas pelo desafio, muitos são os que decidem fazer o Caminho.
O Guia dos Caminhos de Santiago é um roteiro completo e rigoroso que promete levar pela mão os peregrinos ao longo dos itinerários originais que cruzam o território português a caminho de Santiago de Compostela. O peregrino encontrará aqui informação detalhada sobre todas as etapas do Caminho Central Português, do Caminho da Costa, do Caminho Português do Interior e do Caminho de Torres.
O guia ideal para quem vai fazer o Caminho pela primeira vez, mas também para quem quer percorrer outros caminhos jacobeus portugueses.
O AUTOR
Paulo Almeida Fernandes é doutorado em História da Arte pela Universidade de Coimbra e mestre em Arte, Património e Restauro. É membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte entre 2009 e 2011 e, na atualidade, desempenha funções de coordenação do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.
Publicou em 2014 o livro Caminhos de Santiago, editado pelo Turismo de Portugal e pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Foi relator da proposta para a inclusão dos Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela na lista indicativa de Património Mundial apresentada por Portugal em 2015.
É ainda assessor científico do Programa de Valorização Cultural e Turística dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, liderado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (2017-2018).
Título: Guia dos Caminhos de Santiago
Autor: Paulo Almeida Fernandes
Págs.: 200
Capa: integral com badanas
PVP: 14,40 €