Notícias
Jovens Cientistas representam Portugal no Concurso Europeu de Ciência
É já no próximo dia 14 que tem início mais uma edição do European Union Contest for Young Scientists (EUCYS) que se realiza, este ano, até dia 19 de setembro, em Dublin, na Irlanda.
Promovido pela Comissão Europeia, o concurso conta com cerca de 90 projetos, oriundos de 40 países levam a concurso projetos das mais variadas áreas da ciência como seja Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Ciências da Computação ou Física.
A representar Portugal estarão três equipas de jovens Portugueses que se destacaram na 12ª Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, no passado mês de junho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
“Teoremas de comutatividade para grupos e semigrupos” é um dos projetos que depois se ter destacado na Mostra Nacional de Ciência nacional, segue agora para a Final Europeia. Desenvolvido no Colégio Planalto por Francisco Araújo, o projeto de matemática, pretende generalizar algumas classes de semigrupos para a comutatividade dos grupos.
Mário Ribeiro, João Maria Leite e Catarina Brandão constituem o grupo que entrará em competição com um projeto na área das Bioeconomia. Desenvolvido no Colégio Luso-Francês do Porto, o projeto "ENTOFARM.PT", consiste num modelo de produção sustentável de grilo doméstico (Acheta Domesticus) para a introdução na alimentação, quer humana, quer em rações animais, como fonte proteica alternativa à carne e outros suplementos.
Os jovens João Dinis e Ana Raquel Moreira, do Agrupamento de Escolas D. Maria II vão levar a concursos o “Estudo de padrões de correlação em sinais de ondas gravitacionais e GRB's (Gamma-Ray Bursts)”. O projeto está inserido na área da física e tem como objetivo principal encontrar correlações entre as forças gravitacionais e as eletromagnéticas.
Segundoa Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «face ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, a Fundação da Juventude tem vindo a apostar na promoção de áreas relacionadas com I&D, como forma de promover a ciência e a transferência de conhecimento. Um investimento que se reflete no crescente número de jovens que, anualmente, participam no Concurso para Jovens Cientistas com o intuito de serem apurados para a Mostra Nacional de Ciência e alcançarem um lugar nos mais prestigiados certames Internacionais, onde Portugal se tem destacado».
Mais informação disponível aqui (Mostra Nacional de Ciência) e aqui (European Union Contest for Young Scientists)
Mostra Nacional de Ciência: De Portugal para o Mundo
A Mostra Nacional de Ciência, que assinalou este ano a sua 12ª edição, é já considerada uma das maiores a nível Europeu. É a partir deste encontro de ciência que a própria Fundação da Juventude, enquanto promotora do Concurso de Jovens Cientistas e da Mostra Nacional de Ciência, seleciona os projetos destinados a representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência, como sejam a Final Europeia e a Intel ISEF, entre outras. Para Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, «é importante que se apoie e se fomente o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode e deve começar nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno, já alcançámos uma quota de participação significativa, nas competições europeias e internacionais».
Sobre o European Union Contest For Young Scientists (EUCYS)
A primeira edição do Concurso da União Europeia para Jovens Cientistas (EUCYS), teve início em 1989 com o objetivo de promover a cooperação e intercâmbio entre jovens investigadores, dando-lhes a oportunidade de discutir os seus projetos de investigação com alguns dos principais cientistas do mundo.
Hoje a Final Europeia do Concurso Europeu para Jovens Cientistas, continua a ser uma iniciativa da Comissão Europeia, criada com o intuito de promover os ideais de cooperação e intercambio entre jovens cientistas. O Concurso é uma das mais importantes mostras de investigação científica realizadas por jovens estudantes do ensino secundário.
Aos jovens cientistas é dada a oportunidade de contactarem com outros jovens que partilhem os mesmos interesses, assim como estabelecerem contato com alguns dos mais prestigiados cientistas Europeus. Desta forma, a Comissão tem vindo a apoiar as mais variadas iniciativas organizadas em cada país participante com o intuito de atrair os jovens para carreiras ligadas às ciências e tecnologias.
Sobre a Fundação da Juventude:
A Fundação da Juventude é uma instituição privada, de interesse público, sem fins lucrativos, focada na Formação, Empreendedorismo e apoio ao Emprego Jovem. Foi criada por escritura notarial a 25 de setembro de 1989, pela mão de 21 instituições públicas e privadas e declarada instituição de utilidade pública, em março de 1990. De âmbito nacional, a Fundação da Juventude tem Sede na cidade do Porto e uma Delegação na Região de Lisboa e Vale do Tejo.