Notícias
Pico acolhe programa especial 7 Maravilhas à Mesa®
Votação nas 14 finalistas arrancou às 22h30 de dia 9 de setembro e decorre até domingo, dia 16 de setembro.
A Declaração Oficial das 7 Maravilhas à Mesa® terá lugar em Albufeira.
A ilha do Pico e os Açores acolheram ao longo do dia de ontem um programa especial das 7 Maravilhas à Mesa®. O programa, emitido em direto pela RTP1 e RTP Internacional, decorreu nas Lajes do Pico, onde foram recordadas as 14 finalistas desta eleição e todo o histórico dos Açores no que respeita a Maravilhas eleitas em edições anteriores, nomeadamente a Paisagem Vulcânica do Pico e a Lagoa das Sete Cidades (7 Maravilhas Naturais de Portugal), a Lagoa do Fogo (7 Maravilhas – Praias de Portugal) e a Fajã dos Cubres (7 Maravilhas de Portugal – Aldeias).
O programa com duração de cerca de 5 horas foi apresentado por Tânia Ribas de Oliveira, Tatiana Ourique e Vasco Pernes e estiveram presentes os presidentes das Câmaras Municipais de Lajes do Pico, Madalena e São Roque, entre outros convidados locais.
Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo Regional dos Açores, destacou a importância da realização deste programa nos Açores, mais concretamente na ilha do Pico, e a participação da mesa das Lajes do Pico, a única candidata açoriana entre as 14 finalistas. Os Açores contaram com 7 pré-finalistas entre as 49 mesas de todo o país que foram votadas entre 20 de julho e 2 de setembro.
“As 7 Maravilhas à Mesa são já uma verdadeira marca nacional que reconhece o inigualável património gastronómico que existe no país, enquanto particularidade muito especial na nossa identidade. Mais do que isto, com as 7 Maravilhas à Mesa descobrimos ainda mais Portugal com uma viagem de sabores, onde não posso deixar de mencionar os Açores pelo seu rico roteiro de experiências gastronómicas e, neste momento, com um destaque especial para a ilha do Pico, representada pelas Lajes do Pico, com Mesa finalista, quer pela excelência da sua gastronomia, quer pela qualidade e unicidade dos seus vinhos”, referiu Marta Guerreiro.
As 14 finalistas voltam agora a ser votadas, até 16 de setembro, e mantêm nesta segunda fase de votação pública os números de telefone atribuídos. As 7 vencedoras são reveladas na noite de 16 de setembro, em Albufeira.
Sobre as 7 Maravilhas à Mesa®
O grande objetivo das 7 Maravilhas à Mesa® é promover as regiões e o mundo rural, através da gastronomia e dos vinhos, fomentando o turismo e as experiências no território. Um país tão pequeno, mas tão rico na sua diversidade de pratos de norte a sul do país e ilhas e no desafio da sua harmonização com os vinhos produzidos localmente e a oferta turística adjacente.
Em cada uma das 7 galas com emissão televisiva serão eleitas 2 mesas finalistas, num total de 14.
Os vencedores serão os mais votados numa 8ª gala em Albufeira, a Finalíssima, obtendo-se um roteiro eno-gastronómico único, de expressão nacional.
O projeto conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
Conta ainda com o Apoio Institucional do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Ministério do Mar, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, dos Vinhos de Portugal e dos Vinhos do Dão.
É desenvolvido em parceria com a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
O Conselho Científico é constituído pela Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, a Associação Portugal Genial, a Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, o IVV, a RIPTUR – Rede de Instituições Politécnicas do Turismo e o Turismo de Portugal.
A RTP é a Televisão Oficial .
As 7 Maravilhas à Mesa®, são patrocinadas pelos cafés NICOLA.
Os automóveis MITSUBISHI MOTORS são o Carro Oficial do projeto.
A marca portuguesa de combustíveis PRIO é parceira na categoria de Combustível Oficial.
A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.
A EPAL (Grupo Águas de Portugal), apoia as 7 Maravilhas à Mesa®, reforçando o apelo ao consumo de água da torneira.
Todo o trabalho de imagem e comunicação das 7 Maravilhas®, é desenvolvido pela IVITY.
A TAVOLANOSTRA é a produtora responsável pela direção artística das Galas.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.