"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Beja transformada na “cidade dos contos”

Palavras Andarilhas inclui iniciativas para quem gosta de contar e ouvir histórias.

Foto: Samuel Zeller/Unsplash


Cerca de 50 contadores, escritores e mediadores de leitura vão transformar Beja na "cidade dos contos", entre quarta-feira e domingo, durante o 15.º Palavras Andarilhas, que inclui iniciativas para quem gosta de contar e ouvir histórias.

Os convidados, nacionais e estrangeiros, vão participar nas iniciativas do Palavras Andarilhas divididas pelos Encontro de Aprendizes do Contar e Festival de Narração "Eu conto para que tu sonhes" e que vão decorrer em vários espaços da cidade e de aldeias do concelho.

Na edição deste ano, o Palavras Andarilhas, organizado bianualmente pela Câmara de Beja para promover a leitura, a narração oral e a literatura, "volta ao formato original", disse à agência Lusa a produtora do evento, Cristina Taquelim.

O Palavras Andarilhas volta a incluir o Encontro de Aprendizes do Contar, que tem uma componente de formação para profissionais de leitura, narração oral e literatura, e o Festival de Narração "Eu conto para que tu sonhes", através do qual se abre ao público em geral com várias iniciativas e que nos últimos dois anos foi substituído pelo Festival de Contos do Mundo.

Através do Encontro de Aprendizes do Contar, entre quinta-feira e domingo, durante o dia, especialistas da área vão ensinar a participantes inscritos, sobretudo mediadores de leitura, práticas de animação de leitura e de narração oral através de várias iniciativas de formação.

Trata-se de conferências, conversas, oficinas de formação e tertúlias que propõem "olhares diversos sobre a arte da palavra dita e impressa" e vão decorrer na Escola Secundária Diogo Gouveia, na Biblioteca Municipal e no Jardim Público de Beja.

Entre quarta-feira e domingo, o Palavras Andarilhas abre-se ao público em geral com o Festival de Narração "Eu conto para que tu sonhes", com várias iniciativas gratuitas, como sessões de contos, em vários espaços da cidade e de aldeias do concelho, e o Mercadinho Andarilho, durante o dia, no Jardim Público.

O mercadinho vai contar com a participação de mais de 15 livreiros e muitos criadores para mostra e venda de livros e obras de artistas plásticos e incluir "bons pretextos para ver, ler e mercar".

A "primeira dose" de sessões de contos do festival, a cargo dos contadores Jorge Serafim, Luzia do Rosário e Thomas Bakk, vai decorrer na rua da Mouraria, na quarta-feira, a partir das 21h30, através da iniciativa "Há contos na Mouraria".


in Renascença | 22 de agosto de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,846,775