"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ISABEL LAGINHAS (1942-2018)

O Centro Nacional de Cultura homenageia a artista, a pedagoga, a cidadã!


Isabel Laginhas nasceu em Lisboa em 1942. Formou-se em Pintura pela Escola de Artes Decorativas António Arroio e pela Escola de Belas Artes de Lisboa. Frequentou também o Curso Estudo da Cor, organizado pelo I.N.I., e foi professora de desenho na Escola Francisco Arruda e de Tapeçaria na Escola de Artes Decorativas António Arroio. 
Entre 1974 e 1977 pertenceu à Comissão Etária dos Espetáculos. No âmbito da investigação em tapeçaria moderna, à qual se dedicou desde 1970, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos de 1976, 1977, 1982 e 1991. 
Ao longo do seu percurso artístico, recebeu vários prémios e realizou várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Ilustrou vários livros infantis, de poesia e contos e desenhou figurinos para teatro. As suas obras evoluíram de um pendor neofigurativo para o abstracionismo geométrico. 
A pedagogia das artes e a pesquisa das formas e das cores constituíram a linha de criação da artista, cuja obra se singulariza por uma grande exigência e por uma coerência – que liga uma compreensão da modernidade com a busca permanente de caminhos que integrem tradição, crítica e renovação. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,846,959