"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Uma Peça | Um Museu

Capacete namban (Namban Boshi)

Testemunho da curiosidade e fascínio que o Ocidente despertou no Japão dos séculos XVI e XVII, este capacete surge como símbolo desse encontro civilizacional. Uma peça do Museu do Oriente.

Capacete namban (Namban Boshi)
Japão, período Momoyama (1573-1615)/período Edo (1615-1868), c. 1600
Papel japonês (washi) e laca
Alt.:20,5 cm; diâm.:45 cm
© Hugo Maertens/BNP Paribas
Museu do Oriente/FO/0555

O capacete namban é a peça mais singular da coleção de arte japonesa de influência portuguesa do Museu do Oriente. Na parte mais visível inscreve-se um mon (emblema familiar) conhecido como Maru ni Tachi Omodaka mon e que foi utilizado por várias famílias de daimyo que estabeleceram contacto com os Portugueses de então, nomeadamente os Mizuno de Nemazu, os Okudaira de Nakatsu e os Matsudaira, todas elas diretamente associadas ao poder político vigente. Este dado sugere estarmos perante um objeto fabricado para o mercado interno, e não para os europeus. A forma híbrida da peça, precisamente o que lhe confere maior singularidade, remete tanto para exemplares europeus (as capotas usadas pelos Portugueses) como japoneses. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,406,198