"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Serralves recebe a vencedora do Novo Banco Revelação em outubro

Maria Trabulo fará parte de uma exposição coletiva com os finalistas do prémio Carlos Arteiro, Ana Linhares e o coletivo Sem título 2018.

Da série Homens Petrificados/Petrified Men.© Maria Trabulo


"Durante o mês de outubro, em data a anunciar, será inaugurada no Museu de Serralves uma exposição coletiva que apresenta as obras dos quatro artistas, e para a qual receberam uma bolsa de produção para a concretização do projeto pelo qual foram selecionados. Por essa ocasião será lançada uma publicação monográfica do trabalho da laureada Maria Trabulo", referiu a fundação.

A atribuição do prémio à jovem artista, avançada pelo Expresso na sexta-feira e depois confirmada por Serralves, deveu-se "ao carácter aturado e idiossincrático das pesquisas da artista, que a levam, no projeto com que concorreu ao Novo Banco Revelação, a questionar a relação da fotografia com os limites da memória humana".

Nascida em 1989, no Porto, Maria Trabulo é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pela Academia de Belas Artes da Islândia, possuindo um mestrado em Arte e Ciência pela Academia de Artes Aplicadas de Viena.

O júri da edição deste ano foi composto por Anna Gritz, curadora no instituto KW de Berlim, Filipa Loureiro e Ricardo Nicolau, curadora e adjunto do diretor do Museu de Serralves, e por Rita Vitorelli, editora chefe da revista Spyke Art.

Segundo o júri, citado no comunicado, "todos os artistas manifestam uma abordagem à fotografia que amplia o alcance e as possibilidades deste meio na arte contemporânea - por exemplo, em projetos relacionados com a memória da herança colonial portuguesa (Ana Linhares), ou que baralham noções de autoria e de identidade (coletivo Sem Título 2018), ou que partem da fotografia para explorar noutros meios, nomeadamente a pintura e o vídeo, o carácter impessoal, mecânico, da prática fotográfica (Carlos Arteiro)".

O prémio é uma iniciativa conjunta do banco que lhe dá nome e da Fundação de Serralves para "incentivar a produção e criação artística de jovens talentos portugueses, até 30 anos, tendo por base uma lógica de divulgação, lançamento e apoio a todos os artistas que recorram ao meio da fotografia". Cada artista recebe bolsas de produção no valor de 4500 euros, para a concretização dos seus projetos, com tema livre.


por Lusa e Diário de Notícias | 30 de julho de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,849,701