"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Príncipe Carlos escolheu 100 obras de arte para exposição em Buckingham

Manto de Napoleão, fotografias dos filhos e aguarelas do próprio príncipe estão entre as obras da exposição que estará aberta ao público até ao final de setembro no palácio, em Londres.


O manto de veludo vermelho de Napoleão Bonaparte é uma das peças escolhidas pelo príncipe Carlos de Inglaterra para a exposição Prince and Patron, que estará a partir de sábado aberta ao público no Palácio de Buckingham, em Londres.

O manto esteve muitos anos exposto no Castelo de Windsor. No audio-comentário que acompanha os visitantes da exposição, Carlos explica: "Desde que, em criança, eu via este manto na grande vestíbulo de Windsor, que me sinto fascinado pela magia da cor, o padrão do forro e a fascinante história do próprio Napoleão que ele evoca". Diz-se que o manto foi usado pelo Imperador durante a campanha do Egito e que, 15 anos mais tarde foi encontrada na sua carruagem após a Batalha de Waterloo. Foi assim que veio parar à Coleção Real.

Para a exposição que assinala os 70 anos do príncipe, que se celebram a 14 de novembro, Carlos selecionou mais de 100 peças, desde retratos da família e fotografias até obras de arte da Coleção Real e até trabalhos de jovens artistas promissores. Entre as fotografias, é possível ver algumas do recente casamento de Harry e Meghan, assim como do batizado do príncipe George e outra com Carlos e o seu primeiro neto. Há ainda dias aguarelas de autoria de Carlos, pintadas da década de 1990 na propriedade da Rainha em Balmoral.

A exposição está patente na Ball Supper Room, uma sala octogonal, com quadros pendurados por toda a parede e mesas repletas de objetos decorativos, e ainda mobiliário, vasos e estátuas pela sala. Vanessa Remington, curadora de pintura da Coleção Real, explicou aos jornalistas: "É uma inovação porque não é a arrumação típica de um museu, as obras não estão expostas isoladamente, são mostradas em profusão, de forma muito, muito densa".

Uma vez que a Coleção Real tem cerca de 8 mil pinturas, 30 mil trabalhos em papel 500 mil objetos de arte decorativa, a escolha de apenas 100 peças não deve ter sido nada fácil. "Penso que a seleção reflete que Sua Alteza Real tem olho para o melhor. É uma seleção muito diversificada mas em cada caso ele procurou o melhor", comentou Remington.

Pode ver AQUI todas as peças que estão nesta exposição.

Como sempre no verão, o Palácio de Buckingham estará aberto ao público até 30 de setembro.


in Diário de Notícias | 20 de julho de 2018
Fotos REUTERS/Toby Melville
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,849,474