"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Instalação artística inspirada em Aquilino vira Paredes de Coura ao contrário


Uma instalação artística inspirada numa frase de Aquilino Ribeiro vai "transportar" o público para o evento "O Mundo ao Contrário" vai decorrer entre os dias 27 e 29 de julho, em Paredes de Coura, disse a autora.

"Para ser romancista, poeta, músico, pintor, antes de mais nada é preciso saltar para cima do telhado da casa em que nascemos. Esta encorajadora mensagem deixada por Aquilino Ribeiro inspirou a instalação deste ano, ilustrada com personagem lúdicas que mergulham de subtis telhados vermelhos para a rua que passa a ser o céu ou palco dos nossos sonhos", disse à agência Lusa a designer Madalena Martins.

Madalena Martins explicou que naquela obra "explora um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando objetos, materiais e histórias, devolvendo emoções em forma de peças ou instalações".

Natural de Ponte de Lima, também no Alto Minho, Madalena Martins, é licenciada em 'Design' de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, cidade que escolheu para viver e onde, desde 1999, trabalha no seu ateliê.

A instalação artística, cuja montagem termina na terça-feira, na rua principal daquela vila do Alto Minho, é composta por mais de 70 quilos de fio, de cor vermelha, colocados na rua, simbolizando os telhados das casas e onde serão suspensas dez personagens, com cerca de dois metros. A instalação será iluminada com lâmpadas vermelhas. "De uma forma abstrata, a instalação retrata a frase do escritor, que viveu e escreveu sobre Paredes de Coura, e transporta o público para as diferentes atividades de 'O Mundo ao Contrário'", especificou, adiantando que naquela artéria da vila, está escrita, a azul, a frase de Aquilino Ribeiro.

Segundo a Câmara de Paredes de Coura, o evento inclui espetáculos de teatro, música, novo circo, cinema, animações de rua, residências artísticas, instalações e oficinas, numa iniciativa dirigida a toda a família e com entrada livre. Organizado pela autarquia, "O Mundo ao Contrário" vai reunir artistas nacionais e estrangeiros que transportam os participantes para um mundo no qual o riso, o deslumbre, a fantasia, a criatividade, o risco e o absurdo assumem um lugar especial na imaginação dos pequenos e graúdos.

Os Frutillas con Crema (Chile), Jump (Bélgica), Menzo (Argentina), Andrea Farnetani (Itália), Didier Théron (França), Fraser Hooper (Inglaterra), Sílvia Barbosa (Portugal), Cirk About It (Espanha), Jashgawronsky Brothers (Itália), Onewoman Company (Alemanha), Bledam Oz (Austrália/Inglaterra), Circo Ativo (Espanha) e Lusco e Fusco (Espanha) e as bandas dos portugueses Fanfarra Bizarra e Irmãos Esferovite integram o cartaz da quinta edição da iniciativa. O programa inclui ainda residências artísticas, oficinas de artes plásticas, construções Lego, robótica, pinturas faciais e leitura, entre outras atividades.


por Lusa e Diário de Notícias | 23 de julho de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,216,659