"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O Prémio Europa de Teatro em S. Petersburgo

Entre 13 e 17 de novembro de 2018, S. Petersburgo é a cidade anfitriã da XVII edição do Prémio Europa de Teatro e da XV edição do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais.


Esta é uma ocasião pouco convencional para ficar a conhecer os artistas premiados, e para participar nesta abordagem ao teatro. Após a XVI edição do Prémio, realizada em Roma, que coincidiu com as celebrações do 60º aniversário do Tratado de Roma, o Prémio Europa de Teatro regressa a S. Petersburgo. Desde a implementação do Prémio Europa de Teatro –Realidades Teatrais, tem sido feito um grande esforço de pesquisa das iniciativas teatrais mais criativas e significativas no panorama europeu, independentemente do seu estilo, articulação ou forma de expressão, sem limitação de géneros, trinta anos após o seu nascimento.

Hoje em dia, a entrega do Prémio permite descobrir novas ligações artísticas, culturais e políticas, que estão em risco de ser esquecidas. Olhar para o passado pode ajudar-nos a relembrar o trabalho de artistas, académicos, programadores e críticos que continuam a lutar por um novo teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito.

O Júri do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais para a XV edição escolheu, entre outros laureados, Tiago Rodrigues, que se destaca por ter dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos.

O Prémio Europa de Teatro não representa apenas uma celebração artística. Os artistas galardoados também participam em espetáculos, antestreias, leituras, demonstrações, conferências e reuniões, de forma a oferecer ao público e aos críticos acesso à sua forma de fazer teatro. As reuniões representam uma oportunidade para colecionar testemunhos de pessoas que, de formas diferentes, participam no processo criativo e nas produções de um ator ou uma atriz, um grupo ou uma companhia de teatro; para além disso, intervenções e relatórios de críticos teatrais são incluídos nestas reuniões, bem como de académicos e jornalistas da imprensa internacional. A secção “Retornos” do Prémio Europa de Teatro acolhe produções de artistas que tenham recebido prémios em edições anteriores. Este ano, as apresentações serão de Lev Dodin (laureado na VIII edição do Prémio Europa de Teatro e Andrej Mogu?ij (laureado no XII Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,215,634