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Violas a caminho de Roterdão - Congresso Internacional de Viola d'Arco
Somos um grupo de alunos de Licenciatura e Mestrado em Música (Viola-d’arco) que frequentamos a ESMAE/ESE, do IPPorto e vimos pedir apoio para o nosso projeto de apresentação que terá lugar no 45º Congresso Internacional de Violas em Roterdão
Esta apresentação baseia-se no tema de Dissertação apresentada à ESMAE como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música – Interpretação Artística, especialização Cordas, Viola d’arco da nossa colega Ana Alves denominado “A Influência de Lionel Tertis no Florescimento do Reportório para Viola d’arco em Inglaterra no Séc. XX: uma proposta de catalogação”.
Trata-se de um tema pioneiro, que teve por base uma análise, seleção, compilação e organização de um conjunto de dados obtidos, essencialmente, em fontes secundárias, dando origem à elaboração de um catálogo de 122 obras para Viola d’arco que guardam uma relação direta com Lionel Tertis (considerado por muitos o “pai” da Viola d’arco).
A Viola d’arco é ainda nos dias de hoje um instrumento pouco familiarizado a grande parte das pessoas. No entanto, é um instrumento que tem um passado história tão rico e importante como o Violino ou o Violoncelo e que também possui um papel fundamental seja em orquestras, grupos de música de câmara ou mesmo a solo. A nível de reportório a quantidade e variedade de obras escritas para Viola nos nossos dias, é muito mais vasta do que aquela que se tem conhecimento. Devido a esta falha na literatura do nosso instrumento, a nossa colega, Ana Alves decidiu investigar e trabalhar esta temática na sua dissertação, focando-se na divulgação de algumas dessas obras.
Este tema é de tal forma inovador e de um enorme interesse para uma comunidade de violetistas, que após ter sido enviada uma proposta para o 45º Congresso Internacional de Violas, esta proposta foi uma das selecionadas entre 110 propostas recebidas pela organização do Congresso! Esta proposta torna-se assim num marco importantíssimo para a literatura da viola a nível internacional.
Este projeto está dividido em duas partes, sendo que na primeira será feita uma apresentação da dissertação, com principal foco no catálogo, e na segunda serão interpretados pelo ensemble de violas da ESMAE alguns arranjos de obras que estão presentes no catálogo.
O Congresso terá lugar em Roterdão de 20 a 24 de novembro e o ensemble da ESMAE irá representar Portugal com este projeto inovador.
Tudo isto não será possível sem a sua ajuda, vimos então requerer a sua disponibilidade de meios que nos permitam a concretização deste projeto da melhor forma.
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