"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Colonia e Vilões" junta-se à Coleção de DVDs da Academia Portuguesa de Cinema

A nova adição à lista dos DVDs da “Coleção Academia”, da Academia Portuguesa de Cinema, é o documentário “Colonia e Vilões” de Leonel Brito, lançado em 1978 e apresentado na versão renovada em DVD na quinta-feira, dia 5 de julho, às 17h00, na Cinemateca Portuguesa, e na segunda-feira, dia 9 de julho, às 18h30, na FNAC do Chiado, em Lisboa.


“Colonia e Vilões” é sobre a Madeira e as suas gentes mas, curiosamente, só foi transmitido no Teatro Municipal do Funchal pela primeira vez em fevereiro deste ano, numa cerimónia organizada pela Universidade da Madeira. Agora, a versão em DVD tornará mais fácil aos madeirenses conhecerem esta análise à sua História, através das vozes dos homens e mulheres que viveram séculos de opressão sob o regime do contrato de colonia, que estabelecia a divisão dos ganhos do trabalho nas terras agrícolas entre os colonos, que as exploravam, e os seus proprietários, os “morgados”.

O documentário inclui episódios como a Revolta da Farinha (1931) e a Revolta da Água na Ponta de Sol (1962), levadas a cabo pelo povo dos colonos e fortemente reprimidas pela Ditadura, que pactuava com os grandes proprietários rurais para manter o regime de escravatura dos camponeses. Após o 25 de abril, são esses mesmos camponeses oprimidos que procuram a esperança e a liberdade da sua anterior condição.

Leonel Brito, hoje com 77 anos, é produtor, realizador, editor e fotógrafo. Nasceu em 1941 em Moncorvo, no distrito de Bragança, e a licenciatura em Engenharia Agrária que tirou não o impediu de fazer carreira no mundo do cinema e da televisão. Foi diretor do ABC Cine Clube e Cine Clube Imagem e cofundador da Cooperativa Cinequanon, em 1974. Em 1976, coube-lhe a função de representante da ACOBAC, tendo sido conselheiro de David Mourão Ferreira no Secretariado do Estado da Cultura.

Entre os filmes que produziu e realizou ao longo da carreira contam-se “Caldo de Pedra”, com textos de Luís de Sttau Monteiro, “Portugal de Faca e Garfo” e “ Freiras de Portugal”. No campo das séries, destaque para “Do Paleolítico ao Romano” e “Romanos Entre Nós” e no dos documentários, vários deles premiados e que marcaram o panorama do cinema português, não podem esquecer-se “Gente do Norte”, “Colonia e Vilões”, “Marmelo e Silva” e “Guerra Junqueiro” e os dois filmes biográficos de Félix Ribeiro, fundador da Cinemateca Portuguesa, e Artur Duarte, cineasta e autor de algumas das principais comédias portuguesas dos anos 50.

A versão renovada de “Colonia e Vilões” é o primeiro de oito filmes que serão lançados em parceria com a Cinemateca Portuguesa. No lançamento, dia 5 de julho às 17h00 estarão presentes na Cinemateca o realizador, vários membros do elenco e da produção do documentário, bem como demais convidados, e pelas 18h30 será feita a projeção do documentário na Sala Luís Pina. Além disso, o DVD será ainda apresentado na Madeira em data a anunciar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,849,444