"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tolentino Mendonça: "Servir a Igreja na Cultura"

A anúncio da ida do padre e poeta Tolentino Mendonça para os arquivos e biblioteca do Vaticano corresponde a um pedido do Papa Francisco. Iniciará funções em setembro.

O poeta e padre José Tolentino Mendonça | Sara Matos /Global Imagens


Ao abandonar em setembro a atividade em Portugal, o padre José Tolentino Mendonça justificou que aceita o pedido do Papa Francisco para "servir a Igreja na Cultura". Em declaração, o poeta considera que o facto de ser nomeado arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana deve-se a ao desejo do sumo pontífice: "Quis o Papa Francisco chamar-me a Roma para servir a Igreja em colaboração estreita com o seu ministério petrino, nomeando-me "Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana"."

Um cargo que, acrescenta, "desde os alvores da Igreja de Roma que os papas mantiveram a tradição de conservar num arquivo próprio a memória dos mártires e a gesta dos pastores, bem como os livros que asseguravam a atividade litúrgica e as necessidades administrativas da comunidade eclesial". Recorda que "desde o século VIII temos notícias consistentes da existência de uma biblioteca, enriquecida ao longo dos tempos com monumentais e preciosos espólios, que colocam a atual Biblioteca Apostólica Vaticana entre as mais fascinantes instituições culturais do mundo". Daí que "o arquivo e a biblioteca sejam assim lugares referenciais da memória específica do cristianismo, mas também da cultura universal; são espaços de ciência e de construção de pensamento, procurados por investigadores de todo o mundo que ali encontram o rastro da história e a capacidade que esta tem de iluminar o presente; são grandes repositórios daquela beleza capaz de ferir de infinito o coração humano".

Para José Tolentino Mendonça, "a cultura é uma das fronteiras proféticas para o catolicismo de todos os tempos e, de um modo talvez ainda mais incisivo, para o catolicismo contemporâneo. Como recorda o Concílio Vaticano II, "é próprio da pessoa humana necessitar da cultura", pois esta fornece os bens e os valores necessários para alcançarmos "uma autêntica e plena realização" (G.S.53)".

A cultura, afirma, "faz-nos viajar à raiz arquitetural da pessoa, àquilo que constitui o núcleo fundante da sua aventura existencial, mas também nos permite interrogar e iluminar o seu horizonte de sentido. A cultura documenta o que somos, é verdade. Mas espelha e potencia as grandes buscas interiores, o contacto com as grandes perguntas, a vizinhança das razões maiores que funcionam como patamares do caminho a que a nossa humanidade vai chegando, a proximidade daquele vastíssimo e inconsútil silêncio que, porventura ainda melhor do que a palavra, exprime em nós o mistério do Ser. A arte do encontro, para que tanto tem desafiado a Igreja o Papa Francisco, tem aí um espaço de desenvolvimento natural, pois a cultura, no seu sentido mais verdadeiro, é prática de escuta, de atenção, de intercâmbio e de interdependência; é exercício interminável de hospitalidade. Não admira que um dos serviços que a Igreja de cada tempo presta ao futuro seja, por isso, o investimento no diálogo entre a Fé e a Cultura, que constitui um horizonte inequívoco para uma apresentação credível do Evangelho ao coração das mulheres e dos homens nossos contemporâneos e uma reparadora fonte de esperança e de paz".

Por estas razões, explica, coloca-se "humildemente ao serviço da Igreja, como mais um entre os operários da vinha do Senhor" e confia-se "à força da oração dos irmãos e à intercessão de Maria, Sede da Sabedoria".


por João Céu e Silva in Diário de Notícias | 26 de junho de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,849,284