Notícias
Museu Vista Alegre finalista nos prémios RegioStars da Comissão Europeia
O projeto integrado do Museu Vista Alegre, em Ílhavo, é finalista dos prémios RegioStars, instituídos pela Comissão Europeia, integrando a categoria “Investir no património cultural” - Vista Alegre Heritage Museum.
O projeto integrado para a requalificação do Lugar da Vista Alegre incluiu a ampliação e remodelação total do museu da marca centenária, mas também a edificação do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, a requalificação da Creche enquanto Serviço Educativo de Manufatura e Pintura, a reabilitação do Teatro Vista Alegre, e o restauro da capela setecentista de Nossa Senhora da Penha de França, assim como de toda a envolvente desde o Terreiro ao Bairro Operário. Foi ainda abrangida uma área de edificado composto por algumas secções da fábrica e pelos edifícios contíguos, nos quais se instalaram as lojas da Vista Alegre e da Bordallo Pinheiro.
Além destas intervenções, foram realizadas obras de ampliação na fábrica da Vista Alegre e de modernização e aumento de capacidade de produção, que incluiu o armazém automático, a instalação de novos fornos e prensas isostáticas, o forno e equipamento de produção automática de vidro e forno de cristal nas outras unidades. No conjunto destas intervenções foram investidos 30 milhões de euros no universo fabril da Vista Alegre e 17,5 milhões de euros na unidade hoteleira.
O projecto de recuperação do Lugar da Vista Alegre foi inaugurado em maio de 2016 com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo a Câmara Municipal de Ílhavo, a Vista Alegre e o Grupo Visabeira revitalizado um património que se encontrava degradado e em riscos de desaparecer, facto que foi reconhecido pelo Chefe de Estado aquando do programa de inauguração a que presidiu.
O projeto de requalificação do património e da competitividade da Vista Alegre foi apoiado por fundos da União Europeia, ao abrigo do Programa Centro 2020 e do Compete 2020. Considerados os “Óscares Europeus” para os projetos mais inspiradores de desenvolvimento regional, apoiados pelos fundos da União Europeia, o galardão é atribuído pela Comissão Europeia desde 2008, com o objetivo de reconhecer publicamente investimentos inovadores e que servem de exemplo às demais regiões europeias.
A escolha deste projeto como finalista de um concurso com grande alcance internacional demonstra que as verbas solidárias da União Europeia foram bem canalizadas para projetos inovadores, valorizadores dos recursos e das pessoas dos territórios e com forte impacto em geração de emprego e de riqueza.
Sobre o Museu Vista Alegre
A requalificação e ampliação do Museu Vista Alegre que, desde 1964, alberga a produção histórica da Fábrica Vista Alegre pretendeu revelar e valorizar os 194 anos de história da fábrica e da marca, a evolução estética da produção de porcelana, a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do mundo que conta com mais de trinta mil peças.
O renovado Museu Vista Alegre abrange uma área de edificado composto por toda a frente da fábrica (fachada principal voltada para o terreiro), pelos edifícios do atual Museu e Loja (voltados para o jardim do fundador e Capela), e pelo edifício da antiga Creche da Vista Alegre, que foi reconvertido no Serviço Educativo de Manufactura e Pintura do Museu.
A intervenção no Museu Vista Alegre contemplou a área mais visível do espaço museológico, mas também teve uma componente menos perceptível na intervenção de conservação, restauro, catalogação e aquisição de peças, que permitiram constituir um acervo de mais de 30 mil exemplares, tornando-o um dos maiores do mundo no seu género.
O Museu Vista Alegre foi galardoado pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia com uma Menção Honrosa na categoria “Melhor Museu do Ano”, e recebeu os Prémios APOM 2017 nas categorias “Merchandising Cultural” e “Trabalho de Museografia”.
Saiba mais AQUI.