"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Évora convida: "Lá Fora" é que se está bem

Música, dança e atividades para toda a família. Há programas para todos nos quatro dias do Festival Lá Fora, que decorre de 7 a 10 de junho.

Foto: FEA


Para quem conhece é um reencontro, para quem chega pela primeira vez é um começo. A 5.ª edição do Lá Fora – Festival Internacional de Artes Performativas abre portas esta quinta-feira, dia 7, com uma desafiante programação que promete animar a cidade de Évora.

Organizado pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA), o evento conta, este ano, com a direção artística de José Alberto Ferreira. “É um festival com traços de continuidade e traços de diferença”, afiança o responsável à Renascença. Mais que isso, é, sobretudo, “um festival aberto à cidade, ao convite, ao desafio, ao prazer da festa, à partilha da criação artística e à fruição dos espaços da fundação”.

A dança, performance, música e multimédia são componentes de uma viva e ativa programação que preenche quatro dias e que convoca diferentes públicos a explorarem os vários espaços patrimoniais da FEA, cada um representativo da cidade que é Património da Humanidade.

José Alberto Ferreira espera que “o festival seja um convite à vivência dos nossos espaços, numa grande celebração das artes, sublinhando a semântica da abertura” e promovendo a “envolvência entre o público e os artistas locais e internacionais”. Para o diretor artístico, o evento "é mais um contributo para a rica programação cultural de uma cidade” que tem a ambição de ser “candidata a Capital Europeia da Cultura”.

Sequin a abrir, Dead Combo a fechar

Na inauguração, esta quinta-feira à noite, uma primeira proposta de carácter performativo. O Páteo de São Miguel apresenta “O flautista”, dos catalães Llobet & Lons, com o músico Carlos Bechegas a colocar a sua flauta “ao serviço do público, lendo, como se fosse numa pauta, mensagens dos espectadores transformadas em código Morse”, explica José Alberto Ferreira.

Segue-se o projeto Sequin e a eborense Ana Miró a apresentar as suas mais recentes músicas, com o seu terceiro disco, Born Backwards, acabado de lançar.

Na sexta-feira, dia 8, ao fim da tarde, há performances coreográficas com a Companhia Instável, do Porto, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da FEA. À noite, atuam a Orquestra de Jazz de Évora (OJE) e os lisboetas Cais Sodré Funk Connection.

O dia 9, sábado, dá vez e voz ao violoncelo e “à música serena e secreta” de Joana Gomes.

Seguem-se as inglesas Reckless Sleepers com uma coreografia “A String Section”, pensada pela belga Leen Dewilde. “É a cereja no topo do bolo”, considera o diretor artístico, falando de um espetáculo “imperdível e muito poderoso, só com mulheres, que vai divertir mas, também, fazer-nos pensar”.

A noite de sábado inclui ainda, no Pátio das Colunas do CAC, o concerto multimédia “Quando as sereias são pássaros”, um projeto de António Bexiga e Cristina Viana desenvolvido no âmbito do serviço educativo da FEA.

Depois, o Festival Lá Fora cruza-se com o EA Live Évora, que tem início no dia 9, com os concertos de Lince (Sofia Ribeiro) e dos Dead Combo (Pedro Gonçalves e Tó Trips) que, com álbum novo em 2018, se apresentam ao público eborense em quinteto, uma formação menos habitual.

Já na reta final, a manhã de domingo, dia 10, convida a sair mais cedo da cama para não perder o encerramento deste festival internacional. “Projeto Migratório” é o espetáculo de encerramento trazido por Catarina Garcia e Sofia Aires, a apresentar frente ao CAC e junto ao Templo Romano. Decorrerá por “quatro vezes e repete em loop, a cada meia hora, a partir das onze horas da manhã”.

Todos os espetáculos estão pensados para se realizarem ao ar livre, fazendo jus à expressão que dá nome ao evento - “Lá Fora”. Assim o estado do tempo ajude na concretização deste festival que promove a arte contemporânea e a música.


por Rosário Silva in Rádio Renascença | 6 de junho de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,849,239