"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O quarto da mãe"

A esperança e a música como salvação, num extraordinário romance de estreia.


A Coolbooks publica O quarto da mãe, o extraordinário romance de estreia da autoria do escritor vimaranense Sérgio Mendes. Num livro com uma carga dramática intensa, o autor conduz os leitores numa viagem comovente ao universo de uma criança que convive de perto com a loucura que se vai apoderando da mãe. Do pequeno apartamento em que vivem, no início dos anos 80, é também feito um retrato cru de um país e de uma época de profundas assimetrias. Através dos olhos do protagonista de 10 anos, Sérgio Mendes faz-nos entrar n’O quarto da Mãe, e a reconhecer que, mesmo em contextos de privação extrema, há sempre lugar para a esperança, para o amor e para a poesia, ou, neste caso, para a música, que aos poucos se torna o único elo de comunicação entre mãe e filho, uma ponta de novelo para a fuga do labirinto. A forte componente poética da narrativa abre brechas luminosas nesta história pungente. Tendo crescido num ambiente marcadamente literário (o autor é filho do premiado poeta Firmino Mendes), Sérgio Mendes cedo percebeu que, por vezes, a Arte é a única forma de salvação. Este é o primeiro romance de Sérgio Mendes, depois de ter começado o ofício da escrita na poesia e, em 2015, ter sido o vencedor da 2ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, com o livro Orlando – O caracol apaixonado

SINOPSE
Eu sei que a mãe está doente. Às vezes, grita e dá murros no teclado, fala sozinha na varanda. Eu sei que faz isso por ter sofrido muito em Leninegrado. Ela disse-me que comia gelo e sementes que apanhava no pátio. Disse-me que perdeu o pai e a mãe naquele inverno.
O meu pai fugiu para França, levou a G3, mas envia-nos dinheiro todos os meses. A mãe deixou de dar aulas de piano e não faz de comer.
Levanta-se depois do meio-dia e eu nunca ouço a porta do quarto a abrir. Fecha-se na casa de banho e aparece tal e qual como no dia anterior, vestida com madeixas louras e sem o meu sorriso. A mãe tem as coxas e os braços cheios de negras. Não dizemos bom-dia nem ela diz o meu nome. Senta-se de cócoras diante da janela grande da sala e fuma o primeiro cigarro da manhã. Fica sentada a olhar os campos e os choupos e eu olho-a atrás das duas portas vidradas. Se ela começa a chorar ou a tossir pelo fumo que lhe esconde o rosto, começo a correr pela alcatifa e peço-lhe:

- Mãe, vamos comprar pão.

Ela levanta-se, abre a bolsa para contar o dinheiro e vamos de mãos dadas até à pastelaria, atravessando jardins floridos de cardeais e amores perfeitos.

O AUTOR

Nasceu em 1974. Cresceu em Guimarães, no meio dos livros de poesia e filosofia do pai, nas florestas e campos da aldeia da avó materna. Estudou Física e escreveu poesia durante a maior parte da sua vida, até ao dia que teve um sonho com Sophia. Tem duas filhas, Margarida e Sofia, com quem vive na Maia.

Título: O quarto da mãe
Autor: Sérgio Mendes
Formato: e-wook / capa mole
N.º páginas: 212
PVP: 4,99€ / 14,40 €
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,235