"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RAUL MIGUEL ROSADO FERNANDES (1934-2018)

A sua personalidade era fascinante. Pode dizer-se que viveu várias vidas – a de professor e estudioso dos clássicos, a de Reitor da Universidade de Lisboa, a de académico, a de campeão de remo, a de dirigente da Confederação dos Agricultores, a de deputado à Assembleia da República e ao Parlamento Europeu.


Sempre igual a si mesmo era de rompantes, sempre com uma especial coerência. O seu humor fino e acutilante era inigualável. Um dos seus últimos trabalhos foi a tradução da monumental “Guerra do Peloponeso” de Tucídides – para a Gulbenkian. É uma obra-prima. Era temível no debate. Poucos o podiam desfeitear nos argumentos. Era capaz de ter os pés bem assentes no presente como de invocar com um rigor completo Plauto, Píndaro ou Vergílio – ou as Antiguidades Lusitanas dos nossos humanistas. Não suportava a hipocrisia e a deslealdade. Batia-se para que a lei fosse aplicada por todos e para todos. Cicero também guiava seus passos. Escolhia com método os seus alvos, e buscava a verdade. Era um rustico erudito? Mais do que isso, foi um cidadão fiel às suas raízes e ciente do seu tempo.

O CNC apresenta sentidas condolências à família.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,852,349