"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

No Dia da Mãe, conheça a nova cria de Golfinho-roaz do Zoo

No dia 6 de maio celebra-se o Dia da Mãe, e o Jardim Zoológico apresenta o seu mais recente habitante - uma cria de Golfinho-roaz (Tursiops truncatus) macho – e promete surpreender miúdos e graúdos numa data tão especial.

O segundo filho de Vicky, uma fêmea de Golfinho-roaz, que chegou ao Zoo no âmbito do Programa Europeu de Reprodução, nasceu na manhã do dia 15 de novembro de 2017, na maternidade do Centro de Vida Marinha do Jardim Zoológico. O olhar atento dos treinadores, nas observações diárias e nas imagens captadas pela câmara de filmar colocada na instalação acompanha esta cria desde o seu nascimento.

Com apenas duas horas de vida mamou pela primeira vez, tendo ultrapassado com distinção um dos primeiros desafios de um recém-nascido da sua espécie: respirar e mamar enquanto nada. Independente e comunicativo, o pequeno golfinho fascina os seus treinadores diariamente, encontra novas formas de interagir com itens de enriquecimento ambiental e tenta imitar o comportamento da sua progenitora.

O profissionalismo nos cuidados com mamíferos marinhos do Jardim Zoológico foi reconhecido pela European Association of Aquatic Mammals, juntamente, com a associação internacional Alliance of Marine Mammal Parks and Aquariums.

Para o batismo da cria, o site do Jardim Zoológico disponibiliza a partir de 6 de maio uma votação, sendo propostos os seguintes nomes: Ricky, Anuki e Tory.

Neste dia, será ainda possível pintar o rosto com coloridos desenhos de animais e fazer verdadeiras “obras de arte” com materiais reciclados para oferecer à melhor mãe do mundo enquanto descobre  muitas curiosidades sobre os Tigres, os Primatas, o Lince-ibérico, o Grou e as Aves corredoras numa nova aposta do Zoo: os “Animal Talks – conhecimento em movimento”.

Para viver estas atividades da melhor maneira possível, aproveite a promoção de bilheteira em vigor nessa data: 50% de desconto no bilhete da mãe quando acompanhado pelo filho que pague o bilhete inteiro de adulto ou de criança. Para usufruir deste desconto deverá visitar o site do Jardim Zoolnas bilheteiras o de adulto ou criança. Para usufruit deste desconto ógico e mostrar nas bilheteiras o voucher correspondente à promoção do Dia da Mãe.*

Valorizar a vida animal, conservar a biodiversidade e educar para conservar são algumas das mensagens que traduzem o compromisso do Jardim Zoológico. Neste Dia da Mãe, vá à morada mais selvagem de Lisboa, dê as boas-vindas à nova cria de Golfinho-roaz e “viaje” pelos mistérios do extraordinário reino animal.

Para mais informações visite www.zoo.pt.

*Não acumulável com outras promoções ou descontos em vigor. O voucher poderá ser apresentado em formato impresso, como fotografia ou o próprio link do site.

 

 

Mais informações sobre o Golfinho-roaz:

  • Encontra-se nos mares Negro, Vermelho e Mediterrâneo, e em todos os oceanos, exceto nas águas frias dos pólos.
  • A espécie não está ameaçada mas, no entanto, a poluição e o excesso de detritos nos mares comprometem todos os seres marinhos
  • Os adultos medem entre 1,9m e 3,9m e pesam entre 150 a 600 kg.
  • Não existe dimorfismo sexual evidente. Os machos são por norma maiores e mais pesados do que as fêmeas.
  • Comunica por meio de vocalizações, assobios e estalidos, sendo capaz de utilizá-las para apreenderem as características do meio que o rodeia através de ecolocação.
  • O período de gestação é de aproximadamente 12 meses, nascendo uma única cria.
  • O aprisionamento acidental nas redes de pesca, a poluição e a perturbação humana, têm contribuído para a diminuição da sua população global.
  • Em Portugal, no estuário do Sado, reside uma população de Golfinho-roaz que se encontra ameaçada, para a qual o Jardim Zoológico contribui com um plano de conservação.

Sobre o Jardim Zoológico:

A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim

Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2018 celebra 134 anos.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,232,329