"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concerto imersivo conta história das Ruínas do Carmo

"Lisbon Under the Stars" conta a história da Igreja do Carmo, de Lisboa e do País, com a ajuda de muitos convidados: Catarina Furtado, Mariza, Teresa Salgueiro, Rão Kyao, Clara Adermatt, Companhia Nacional de Bailado, Coro de Câmara Lisboa Cantat, Tocá Rufar, Orquestra de Câmara da GNR. E até Amália Rodrigues.

Direitos reservados


Contar a história das ruínas da Igreja do Carmo, em Lisboa, é o ponto de partida para o espetáculo de luz imersivo que a partir desta quarta-feira, 2 de maio, e até 30 de maio vai tomar este edifício medieval, ainda hoje uma testemunha viva do terramoto de 1 de novembro de 1755.

Em Lisbon Under the Stars, o primeiro espetáculo do ateliê OCubo com bilheteira, "é a própria Igreja do Carmo que conta os seus mais de 600 anos de história, desde o momento em que D. Nuno Álvares Pereira fez a promessa de a construir após a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, passando pelas naus no Tejo no tempo das Descobertas ou pela cidade a ser destruída pelo terramoto", explica Nuno Maia, diretor criativo.

"Tratando-se de uma história muito portuguesa e de grande portugalidade, recorremos a vários artistas nacionais, dos mais variados estilos como suporte musical para o projeto", adianta ainda Nuno Maia. Luís de Freitas Branco, Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, Coro de Câmara Lisboa Cantat e Orquestra de Câmara da GNR são alguns dos nomes envolvidos. "À exceção de Luís de Freitas Branco, claro, todos aceitaram o nosso convite e estiveram no nosso ateliê onde gravámos, e agora estamos a incluí-los na própria animação", uma das partes deste concerto imersivo com um desenho de luz que envolve o espaço e o público.

Ao longo de 45 minutos, em duas sessões diárias (às 21.30 e às 22.45), de segunda a sábado, a voz de Catarina Furtado guiará os espectatores ao longo dos 12 atos em que o espetáculo está pensado, para outros tantos momentos significativos da história da Igreja do Carmo e da cidade de Lisboa. Mas não se espere nem um palco nem plateia. A ideia é mesmo os espectadores irem circulando pelas ruínas durante o espetáculo.

"Quando a Catarina Furtado esteve connosco em estúdio para gravar a voz de narrador, houve preocupação em fazer coincidir o seu tom com os momentos de tragédia, tristeza, glória ou alegria. Porque apesar de ser uma Igreja feita de pedra, tem uma alma, uma alma portuguesa", conta o diretor criativo de Lisboa Under the Stars.

E nesta viagem de 633 anos, o espetáculo conta ainda com outras colaborações de diferentes vertentes da cultura e da arte portuguesa. É o caso da bailarina e coreógrafa Clara Adermatt "que assina a coreografia do espetáculo no qual participam elementos da sua companhia e da Companhia Nacional de Bailado". "Esta foi uma colaboração muito especial. Conseguimos através da dança representar coisas imateriais. Por exemplo, através dos seus movimentos, a bailarina principal representa os sentimentos da igreja sendo acompanhada por oito bailarinos que representam as forças que constroem ou destroem a igreja", revela Nuno Maia.

Outra surpresa: com os bailarinos a interpretarem um fado, será projetado um holograma de Amália Rodrigues, fruto de uma parceria com a Fundação da fadista.

A Lisboa contemporânea, urbana, surge no último capítulo, mostrando-se a forma como a paisagem de Lisboa está a mudar - "através da dança, com pessoas a deambular num conjunto de imagens mais pop, mais colorida em contraponto com a Lisboa histórica dos outros capítulos desta história". E aqui nova colaboração, desta vez com artistas como Vhils e Vanessa Teodoro (a.k.a The Super Van).

Bilhetes: 15 euros; gratuito até aos 5 anos; 12 euros para crianças entre os 6 e os 12 euros e para estudantes; Pack família: 12 euros cada elemento até aos 17 anos. Não se realiza aos domingos nem feriados nem no dia 22 de maio. Sessões às 21.30 e às 22.45.


por Marina Marques in Diário de Notícias | 3 de maio de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,852,527