Notícias
Isa. Clara Neves vence Prémio Fernando Távora 13ª Edição
A Isa. Clara Neves sagrou-se vencedora da 13ª edição do Prémio Fernando Távora, com a proposta “Abordagem científica ao projeto de arquitetura: desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América”
O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio da 13ª edição do Prémio Fernando Távora a Isa. Clara Neves. O anúncio foi realizado numa cerimónia que decorreu dia 5 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
Nesta sessão estiveram presentes os elementos do Júri da 13ª edição: Professores Doutores José Gomes Fernandes e Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitetura); arquiteto Nuno Sousa (em representação da OASRN), Benedita Sequeira Pinto, neta do arquiteto Fernando Távora, e Doutor Manuel Sobrinho Simões, que apresentou uma conferência com o tema “A Viagem”.
Isa. Clara Neves desenvolve, desde 2017, investigação de Pós-Doutoramento com o tema “A Construção de uma Perspetiva Computacional na Arquitetura. O Contraponto Português", pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pelo College of Arts and Architecture at The Pennsylvania State University, com bolsa da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.
A arquiteta considera que, quando em 1960 Fernando Távora (1923-2005) viajou até aos Estados Unidos, pretendia "trazer respostas claras para o sistema de ensino de arquitetura em Portugal".
A viagem proposta contribuirá deste modo para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina.
Para a concretização da proposta, Isa. Clara Neves receberá uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros.
A conferência de apresentação do resultado da viagem de Isa. Clara Neves vai realizar-se a 1 de outubro de 2018, Dia Mundial da Arquitetura.
Sobre Isa. Clara Neves (Porto 1980)
Arquiteta, professora e investigadora.
Licenciada em Arquitetura, FAUP (Porto, 2004), mestre em Cultura Arquitetónica Moderna
Contemporânea, FAUL (Lisboa, 2009), e doutorada em Arquitetura, FAUL (Lisboa, 2015).
Desde a sua investigação de mestrado explora uma apreciação da teoria da arquitetura moderna e contemporânea dentro de um domínio computacional, revelando e refletindo sobre alguns dos contextos culturais, históricos e tecnológicos que influenciaram o surgimento de uma prática computacional na arquitetura, que se tem vindo a construir ao longo dos últimos 60 anos. Colaboradora de Eduardo Souto de Moura entre 2007 e 2010. Fundadora da revista Nexus. Autora de artigos publicados em revistas e livros tais como CASA INTERNATIONAL Magazine Pequim, China, PLI, Catálogo Mesa “Eduardo Souto Moura _ 30 anos, projetos selecionados”, Trends Magazine, Catálogo Swissport09, Revista LaMag. Autora de artigos científicos como eCAADe, CAADRIA, SIGraDI, PARC, Journal IJAC. Oradora em eventos/organizações como Campus Ultzama 2012, Iberian Architecture 2012 Reencounters, Arquibio, Estratégia Urbana, entre outros. Coordenou e coorganizou eventos como DIGITAL DARQ, Future Traditions.
Sobre o Prémio Fernando Távora:
O Prémio é organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitetura (CA), contando com o patrocínio da Ageas Portugal.
Surge como homenagem ao arquiteto Fernando Távora que, enquanto arquiteto e pedagogo, foi uma influência para sucessivas gerações de arquitetos. Relaciona-se com os hábitos do arquiteto que, durante toda a vida, viajou pelos vários continentes para estudar a arquitetura de todas as épocas. É um prémio anual e nacional destinado a todos os arquitetos inscritos na OA, para a melhor proposta de viagem de investigação. O objetivo é incentivar e valorizar a Viagem de Investigação enquanto instrumento de formação do arquiteto.
O Prémio Fernando Távora possibilita aos arquitetos uma preparação através de experiências reais, valorizando a importância da viagem e do contacto direto com outros países para a formação da cultura do arquiteto.
Lançado em 2005, o prémio distinguiu até agora os arquitetos: Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, André Tavares, Maria Neto, Eliana Sousa Santos.