"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Isa. Clara Neves vence Prémio Fernando Távora 13ª Edição

A Isa. Clara Neves sagrou-se vencedora da 13ª edição do Prémio Fernando Távora, com a proposta “Abordagem científica ao projeto de arquitetura: desde as racionalidades modernas. Entre Europa e Estado Unidos da América”


O júri deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio da 13ª edição do Prémio Fernando Távora a Isa. Clara Neves. O anúncio foi realizado numa cerimónia que decorreu dia 5 de Abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

Nesta sessão estiveram presentes os elementos do Júri da 13ª edição: Professores Doutores José Gomes Fernandes e Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitetura); arquiteto Nuno Sousa (em representação da OASRN), Benedita Sequeira Pinto, neta do arquiteto Fernando Távora, e Doutor Manuel Sobrinho Simões, que apresentou uma conferência com o tema “A Viagem”.
Isa. Clara Neves desenvolve, desde 2017, investigação de Pós-Doutoramento com o tema “A Construção de uma Perspetiva Computacional na Arquitetura. O Contraponto Português", pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pelo College of Arts and Architecture at The Pennsylvania State University, com bolsa da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. 
A arquiteta considera que, quando em 1960 Fernando Távora (1923-2005) viajou até aos Estados Unidos, pretendia "trazer respostas claras para o sistema de ensino de arquitetura em Portugal".
A viagem proposta contribuirá deste modo para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina.
Para a concretização da proposta, Isa. Clara Neves receberá uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros.
A conferência de apresentação do resultado da viagem de Isa. Clara Neves vai realizar-se a 1 de outubro de 2018, Dia Mundial da Arquitetura.

Sobre Isa. Clara Neves (Porto 1980)
Arquiteta, professora e investigadora. 
Licenciada em Arquitetura, FAUP (Porto, 2004), mestre em Cultura Arquitetónica Moderna
Contemporânea, FAUL (Lisboa, 2009), e doutorada em Arquitetura, FAUL (Lisboa, 2015).
Desde a sua investigação de mestrado explora uma apreciação da teoria da arquitetura moderna e contemporânea dentro de um domínio computacional, revelando e refletindo sobre alguns dos contextos culturais, históricos e tecnológicos que influenciaram o surgimento de uma prática computacional na arquitetura, que se tem vindo a construir ao longo dos últimos 60 anos. Colaboradora de Eduardo Souto de Moura entre 2007 e 2010. Fundadora da revista Nexus. Autora de artigos publicados em revistas e livros tais como CASA INTERNATIONAL Magazine Pequim, China, PLI, Catálogo Mesa “Eduardo Souto Moura _ 30 anos, projetos selecionados”, Trends Magazine, Catálogo Swissport09, Revista LaMag. Autora de artigos científicos como eCAADe, CAADRIA, SIGraDI, PARC, Journal IJAC. Oradora em eventos/organizações como Campus Ultzama 2012, Iberian Architecture 2012 Reencounters, Arquibio, Estratégia Urbana, entre outros. Coordenou e coorganizou eventos como DIGITAL DARQ, Future Traditions.

Sobre o Prémio Fernando Távora:
O Prémio é organizado pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitetura (CA), contando com o patrocínio da Ageas Portugal.
Surge como homenagem ao arquiteto Fernando Távora que, enquanto arquiteto e pedagogo, foi uma influência para sucessivas gerações de arquitetos. Relaciona-se com os hábitos do arquiteto que, durante toda a vida, viajou pelos vários continentes para estudar a arquitetura de todas as épocas. É um prémio anual e nacional destinado a todos os arquitetos inscritos na OA, para a melhor proposta de viagem de investigação. O objetivo é incentivar e valorizar a Viagem de Investigação enquanto instrumento de formação do arquiteto.
O Prémio Fernando Távora possibilita aos arquitetos uma preparação através de experiências reais, valorizando a importância da viagem e do contacto direto com outros países para a formação da cultura do arquiteto. 

Lançado em 2005, o prémio distinguiu até agora os arquitetos: Nélson Mota, Sílvia Benedito, Maria Moita, Cristina Salvador, Armando Rabaço, Marta Pedro, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, André Tavares, Maria Neto, Eliana Sousa Santos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,234,078