"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ilustradora Yuxing Li vence Prémio Ilustrarte 2018

A jovem ilustradora, de Hamburgo, conquistou o principal prémio da bienal com as ilustrações de Today i'm off, um livro feito em contexto escolar, sobre lazer e trabalho, inédito em Portugal.

A ilustradora alemã Yuxing Li venceu o Prémio Ilustrarte 2018


A ilustradora alemã Yuxing Li venceu o Prémio Ilustrarte 2018, no âmbito da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância que é inaugurada no dia 25, no Centro de Cultura Contemporânea em Castelo Branco, revelou a organização.

A jovem ilustradora, de Hamburgo, conquistou o principal prémio da bienal com as ilustrações de Today i'm off, um livro feito em contexto escolar, sobre lazer e trabalho, inédito em Portugal.

Criada em 2003, a bienal Ilustrarte consiste numa exposição que se propõe mostrar uma seleção da mais recente produção de ilustração internacional, com 50 ilustradores de todo o mundo. É ainda atribuído um grande prémio, escolhido por um júri entre os autores selecionados.

Além de Yuxing Li, foram ainda atribuídas menções especiais à autora portuguesa Carolina Celas, ao mexicano David Alvarez e à espanhola Cinta Arribas.

Nesta edição a Ilustrarte muda-se para o recente Centro de Cultura Contemporânea, em Castelo Branco, onde ficará a exposição central, depois de ter estado, em edições anteriores, no Barreiro e em Lisboa.

Este ano, os 50 ilustradores presentes na exposição foram escolhidos entre cerca de 3.000 de 105 países, que enviaram candidaturas para a bienal.

Entre os 50 selecionados, além de Carolina Celas, contam-se Fátima Afonso, Prémio Nacional de Ilustração em 2017, Joana Rosa Bragança, Inês Machado, Jaime Ferraz, Bruno Santos.

A autora belga Isabelle Vandenabeele, que venceu o Prémio Ilustrarte em 2010, a venezuelana Cristina Sitja Rubio, o espanhol Joan Negrescolor, o canadiano Pierre Pratt - radicado em Portugal -, a italiana Anna Forlati e a japonesa Yoshiko Hada também vão integrar a mostra.

Nesta edição da Ilustrarte, o júri foi composto por Violeta Lópiz (Prémio Ilustrarte 2016), pelo autor e editor André Letria, pela curadora Jenny He, pelo autor Mauro Evangelista e pela ilustradora Ingrid Godon, à qual será dedicada uma exposição paralela na bienal.

A cumprir a oitava edição, a Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância é comissariada por Eduardo Filipe e Ju Godinho.

O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo, foi inaugurado em 2013. 


por LUSA, in Público | 5 de abril de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,852,404