Notícias
Plantu, 50 anos de desenhos de imprensa
De 20 de março a 20 de maio de 2018, o BNF de Paris apresenta a exposição "Plantu, 50 anos de desenho de imprensa". Quase 150 peças, incluindo cem desenhos originais, são apresentadas na Galeria de Doadores.
O designer Jean Plantureux, também conhecido como Plantu, é apresentado na Biblioteca Nacional da França em Paris, de 20 de março a 20 de maio, na Galeria de Doadores.
O emblemático representante da liberdade de imprensa começou seus primeiros desenhos no final da década de 1960, com La Vie du Rail ou Good Evening. Em 1972, quando tinha apenas 21 anos, foi publicado pela primeira vez no jornal Le Monde com um desenho de imprensa sobre a Guerra do Vietnam. Em 1985, depois de colaborar para jornais como Canard Enchaine ou Charlie Hebdo, começou uma longa colaboração com o jornal Le Monde, que decidiu publicá-lo em exclusividade. De 1991 a 2017, entrou em L'Express e seus desenhos são publicados em página completa.
Na exposição dedicada a Plantu no BNF pode apreciar seu trabalho, mas também sua ousadia, com desenhos que vão do burlesco à insolência. Há caricaturas das figuras-chave do mundo político e seus animais favoritos, a pomba e o rato. A exposição também possui algumas tiras famosas, uma seleção de álbuns e também gravações audiovisuais que mostram o artista no trabalho, o que explica sua abordagem como um artista comprometido. Finalmente, são apresentados os documentos da Cartooning for Peace Association. Esta é a associação fundada por Plantu em 2006, que reúne 162 cartunistas de todos os países, empenhados no papel de defender a liberdade de expressão através do desenho de imprensa.
Exposição patente ao público de 20 de março a 20 de maio de 2018
Biblioteca Nacional de França – Galeria de Doadores
Quai François Mauriac, Paris XIIIe
Horário: terça a sábado das 10h às 19h, domingo das 13h às 19h
Entrada gratuita