"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Birds Are Indie lançam novo disco "Local Affairs"

Os BIRDS ARE INDIE surgiram lá atrás, em 2010, quando Joana Corker e Ricardo Jerónimo – um par já muito enamorado na altura e que tão bem enamorado continua(rá) – decidiram que era tempo de juntar três acordes e fazer uma música. 


Mas como só dois era pouco e afinal foram três acordes que os fizeram nascer, aos dois Birds juntou-se um amigo de longa data, Henrique Toscano. Estava montado o trio de afinados “pássaros” para definir um plano: serem uma banda. Ora e se três pontos definem um plano, três amigos mais três acordes, definem um distinto plano.

Se provas forem precisas para atestar que a geometria apresentada está correta, no palmarés do trio contam-se já vários EP’s e três álbuns auto-editados: “How music fits our silence” (2012), “Love is not enough” (2014) e “Let’s pretend the world has stopped” (2016).

Com "Local Affairs" chegam ao seu 4º longa-duração, juntando-se agora à família da Lux Records, histórica editora de Coimbra, cuja atividade tem fervilhado nos últimos anos, com edições de The Twist Connection, Ghost Hunt, d3ö, Raquel Ralha & Pedro Renato, The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, entre muitos outros.

Em ebulição está também o estúdio conimbricense Blue House, onde o disco foi gravado, com a preciosa colaboração na produção de João "Jorri" Silva (a Jigsaw, The Parkinsons). Como este músico também se junta habitualmente ao trio, em palco, tornou-se de forma natural em convidado especial nas gravações, ao qual emprestou o seu talento nas teclas e no baixo.

Neste cenário de cumplicidade musical (e não só) que se tem sentido em Coimbra, a banda foi-se entregando a diversos “affairs” que influenciaram a construção do álbum, desde o som, a algumas letras, passando pelo “artwork”.

"Local Affairs", a ser editado oficialmente no dia 20 de abril, tem a assinatura dos Birds Are Indie: canções pop, com melodias contagiantes e descontraídas. Desta vez, com arranjos mais elaborados, acrescentam uma faceta algo musculada às composições, onde se sente a pulsão do baixo e o impulso da bateria, que convidam a abanar a anca e a bater o pé.

Depois de uma tour por Espanha, em Março, os concertos continuarão em Portugal. Estando muitas outras datas marcadas, estas são as que, de momento, podem ser anunciadas:

- 16 março - Vigo - La Casa de Arriba
- 17 março - Gijón – El Chamizu
- 18 março - Oviedo - La Salvaje
- 19 março - Santander - Cajas de Música
- 20 março - Léon - Belmondo
- 19 abril - Évora - Sociedade Harmonia Eborense
- 20 abril - Lisboa - Teatro do Bairro
- 17 maio - Aveiro - Gretua
- 18 maio - Porto - Maus Hábitos
- 07 julho - Ovar - Casa do Povo

“O encanto de Birds are Indie é precisamente a simplicidade de quem porventura não nasceu para a música, mas a música, ainda assim, nasceu-lhes.” Manuel Halpern, JORNAL DE LETRAS

"Joana Corker, Ricardo Jerónimo e Henrique Toscano sabem bem o que querem de cada instrumento, de cada corda de piano e de cada nota melancólica arrancada à guitarra. São melómanos convictos. Gostam da música dos outros e de fazer a deles e isso não passa despercebido." Sérgio Felizardo, VICE

"A grande força deste pequeno grupo é o modo como as canções parecem surgir do nada, fáceis, delicadas. Simples. Este trio deixa-nos a promessa de nos fazer sorrir e de nos roubar o coração, com um humor subtil que faz lembrar a música dos They Might Be Giants." Pedro Dias de Almeida, VISÃO

"Envolvente viagem sonora, com uma pop inteligente, pontuada por excelentes vozes." Valdemar Cruz, EXPRESSO


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,233,808