"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Os Lusíadas: um pedaço da história no palco do Bolhão

Uma revisitação da obra de Camões vocacionada para o público jovem, numa encenação da jovem Beatriz Frutuoso. Em cena até 17 de março, no Teatro do Bolhão, no Porto.

A história de Portugal, dos livros para o palco em 75 minutos   |  André Rolo/Global Imagens


De a Batalha de Aljubarrota à história de amor entre Pedro e Inês; do Velho do Restelo à chegada à Índia. Desta vez, nem é preciso folhear. A história - esse pedaço da história de Portugal - sai do papel, ganha vida e passa-nos diante dos olhos em palco. O Teatro do Bolhão, no Porto, leva à cena Os Lusíadas, até dia 17 deste mês.

Um desafio, este de tornar a maior epopeia da literatura portuguesa em 75 minutos de dramaturgia, como explica ao DN a jovem encenadora Beatriz Frutuoso. "Dada a extensão da obra, temos de selecionar as partes que queremos levar para o palco. Temos em conta que a maioria do nosso público é escolar, pelo que esse fator entra no critério. Procurámos amenizar a linguagem, mantendo-a o mais integral possível, mas ajustando-a ao público que maioritariamente iremos ter na plateia. As referências são muito datadas e Camões usa muito a mitologia grega. Além disso, a linguagem foi outro desafio. Tentámos facilitá-la, sem destruir a bela obra. Mais do que adaptar, o que foi feito foram alguns ajustes para a tornar mais entendível", explica a encenadora, e também, juntamente com Mafalda Pinto Correia, adaptadora. Beatriz faz ainda parte do elenco de cinco atores - juntamente com Élio Ferreira, Filipa Raquel, Manuel Nabais e Pedro Couto -, no seu caso, interpretando de forma versátil as personagens de Camões, de um soldado em Aljubarrota e de uma ninfa da Ilha dos Amores.

Esta revisitação do poema épico, apelando a novos públicos para o conhecimento e interpretação da literatura e da cultura portuguesa, encaixa-se perfeitamente num dos objetivos do Teatro do Bolhão, que procura levar à cena desde dramaturgias contemporâneas e textos inéditos até obras clássicas.

Neste caso, o público-alvo são sobretudo alunos entre o 9.º e o 12.º anos, que têm contacto com a obra através dos seus programas escolares. O preço dos bilhetes e os horários também convidam o público mais jovem a aderir ao espetáculo, que tem sessões específicas destinadas a escolas.

"Quando eu andava no 9.º ano não estava sequer a pensar em seguir teatro, mas lembro-me de ler e de perceber algumas partes quando a professora descodificava. Ficava fascinada sobre como era possível dizer algo tão simples de uma maneira tão bonita e com um encanto tão especial", recorda a encenadora, em declarações ao DN junto ao palco, onde fez uma pequena apresentação de uma cena.

A semana de estreia foi atarefada, reconhece. "Só penso nisto. Vou para casa ler o texto, venho para aqui com ideias novas. Mas a culpa é minha, porque fui eu que sugeri colocar Os Lusíadas em cena", desabafa.

Apesar da juventude, não é a primeira vez que Beatriz Frutuoso leva um espetáculo à cena do teatro localizado num palacete do século XIX da Rua Formosa, bem no coração do Porto. Tem vindo a trabalhar com a companhia do Teatro do Bolhão no contexto do Teatro Portátil, que se baseia em construir espetáculos que estão inseridos no Plano Nacional de Leitura para os diferentes anos letivos.

A escolha ficou a seu cargo e desta vez optou pela revisitação do poema épico de Camões, dando corpo e voz às personagens. "A produtora perguntou-me se eu poderia fazer um novo espetáculo e, ao folhear o programa letivo, tropecei n" Os Lusíadas. Era um texto de que gostava imenso e ao relê-lo percebi que tinha imagens lindas, que seria um desperdício não usar", conclui.

OS LUSÍADAS
Teatro do Bolhão, Porto
Até 17 de março
Horários: 10.30 e 15.00 (de segunda a sexta); 16.00 e 19.00 (sábados)
Bilhetes: 10 euros (sujeito a descontos)
Duração: 75 minutos



por Sérgio Pires, in Diário de Notícias | 9 de março de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,854,930