"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

História, Arquitetura e Quotidiano do Mosteiro de São João de Tarouca agora em e-book

Disponibilizar de forma acessível uma apresentação geral do conhecimento reunido ao longo de 17 anos de investigação histórico-arqueológica foi o grande objetivo, em 2016, com a publicação da obra “Mosteiro de São João de Tarouca. História, Arquitetura e Quotidiano”. 


Dois anos depois, o objetivo passa a ser alargar o conhecimento do primeiro mosteiro cisterciense a ser construído em Portugal ao maior número de pessoas possível. A partir de agora, a obra passa também a estar disponível em forma de e-book, a partir dos sites www.museudelamego.gov.pt e www.valedovarosa.gov.pt.

“Mosteiro de São João de Tarouca. História, Arquitetura e Quotidiano” nasceu da necessidade de dar apoio a quem visita o complexo monástico, tendo apostado, por este motivo, na vertente comunicativa. Partindo da investigação realizada ao longo das últimas duas décadas pelos investigadores Luís Sebastian e Ana Sampaio e Castro, na obra desconstroem-se conceitos e cria-se um fio condutor que faz o leitor recuar até ao século VI e a partir daí (re)descobrir as origens da Ordem de Cister e a construção do Mosteiro de São João de Tarouca, entrando na sua história e no seu quotidiano.

Fundado em 1140, o Mosteiro de S. João de Tarouca começou a ser construído em 1154. Com a igreja sagrada em 1169, a construção da totalidade do complexo monástico encontrava-se então ainda longe de estar completa, o que apenas viria a acontecer já no início do século seguinte, com a conclusão da ala dos monges conversos. Referência espiritual dentro da Ordem, no século XVII o mosteiro vai sofrer obras que ampliação que vão continuar no século XVIII com a construção de um monumental dormitório de dois pisos e a reformulação da cerca de clausura.

Com a extinção em 1834 das Ordens Religiosas em Portugal, a igreja é convertida em paroquial e os edifícios correspondentes às dependências monásticas e respetivo recheio vendidos em hasta pública. O comprador dos edifícios destinou-os ao desmantelamento para venda e reaproveitamento da pedra, processo que só terminaria já nos primeiros anos do século XX, com o total desaparecimento das dependências medievais e a profunda ruína das restantes ampliações mais tardias.

Monumento Nacional, em 1998, iniciou-se a escavação arqueológica do conjunto, processo que decorreria até 2007, paralelamente a múltiplos trabalhos de restauro no edifício da igreja.

Em 2009, o Mosteiro de São João de Tarouca é inserido no projeto Vale do Varosa, no âmbito do qual é completado o restauro da igreja, é musealizada a área arqueológica e recuperada parcialmente a cerca de clausura e é instalado um Centro Interpretativo na Casa da Tulha, antigo Celeiro de século XVIII.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,855,213