Notícias
Portugueses na maior feira de artes e antiguidades do mundo
Um grupo de vasos de enormes dimensões, com decoração powder blue, em porcelana da China, um serviço de jantar com o padrão “Madame de Pompadour” em porcelana da China e obras de arte namban, como resultantes dos encontros culturais entre o Oriente e o Ocidente, do século XVI ao século XVIII, são alguns dos tesouros que os portugueses levam à TEFAF Maastricht.
Os antiquários destacam ainda um saleiro da dinastia Ming, período de Wanli (1573-1619), um dos primeiros exemplos de porcelanas feitas na China com uma forma e função claramente europeias; um grupo de oito vasos "soldado" com decoração powder blue, do período Qianlong (1736-1795), que atestam as impressionantes técnicas desenvolvidas pelos artesãos nos fornos de Jingdezhen naquela época; um serviço de jantar do período Qianlong (1736-1795) com mais de 160 peças; e um oratório namban japonês do século XVI, em madeira lacada, contendo uma pintura a óleo que representa a Sagrada Família, copiada do original de Antonio Allegri da Correggio (1489-1534), comummente designado por “Holy Family of the Cradle”.
Os oito vasos "soldados" do período Qianlong são um dos destaques do stand. Porcelana de tão grandes dimensões era extremamente difícil de produzir na época e era a porcelana chinesa mais cara exportada para o Ocidente. Especialmente feitos para o mercado europeu, estes vasos eram especialmente valorizados pela qualidade da porcelana, pela sua raridade e beleza, sendo exibidos nos palácios, de acordo com o exuberante gosto barroco da época.
Os vasos deste tamanho impressionante e com esta forma são geralmente conhecidos por vasos "soldado" ou "dragão". Este nome provém de um intercâmbio histórico entre Augusto o Forte, príncipe-eleitor da Saxónia e rei da Polónia e da Lituânia (1670-1733) e o "rei soldado" Friedrich Wilhelm I, rei da Prússia (1688-1740) em 1717. Augusto o Forte, patrono da fábrica de Meissen e
ávido colecionador de porcelana chinesa, trocou 151 peças de porcelana por 600 cavaleiros (dragões) de seu exército.
Um serviço de jantar de porcelana chinesa com mais de 160 peças é outro dos destaques. O padrão "Madame de Pompadour" tem o nome de Jeanne-Antoinette Poisson, Marquise de Pompadour (1721-64), cortesã e amante real oficial do rei Luís XV da França (r.1715-74). Há muita especulação sobre o significado do peixe e das águias, que indiciam que foi uma encomenda privada, embora não se tenha a certeza de quem a fez.
Cada objeto exibido no stand de Jorge Welsh Works of Art é acompanhado por uma descrição ilustrada, discussão académica, condição e bibliografia. Além disso, todos os catálogos e livros publicados pela Jorge Welsh Research & Publishing podem ser consultados e comprados no stand.
A TEFAF Maastricht é considerada a maior feira de arte e antiguidades mundo, estabelecendo o padrão de excelência no mercado de arte.
TEFAF Maastricht
MECC Maastricht
Forum 100 6229 GV Maastricht. The Netherlands
8 março 10 – 19h Early Access Day (Só por convite)
9 março 11 - 19 PM Dia de Preview (Só por convite)
10 – 17 março 11 – 19 h Admissão geral
18 março 11 - 18 h Admissão geral