"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Há um guia que nos quer levar a passear pela Estrada Nacional n.º 2

“Fazer a Estrada Nacional n.º 2 é como fazer um filme de Portugal, de norte a sul, das montanhas até às praias da ria Formosa, passando pelas serras de Montemuro, de Monfurado e do Caldeirão e pelos rios Mondego, Paiva, Tejo e Zêzere”. 

Enric Vives-Rubio /Público


A editora Foge Comigo lançou um guia extensivo sobre a Estrada Nacional n.º 2, onde propõe, ao longo de 500 páginas, uma viagem de norte a sul, do Douro à ria Formosa, da serra de Montemuro à do Caldeirão.

“Fazer a Estrada Nacional n.º 2 é como fazer um filme de Portugal, de norte a sul, das montanhas até às praias da ria Formosa, passando pelas serras de Montemuro, de Monfurado e do Caldeirão e pelos rios Mondego, Paiva, Tejo e Zêzere”, disse à agência Lusa o responsável pela editora, Armando Carvalho.

Segundo o coordenador do projeto, face à tipologia da estrada, que liga Chaves a Faro, o guia, com cerca de 500 páginas, trabalha cada um dos 35 concelhos por onde a estrada passa, abordando a gastronomia, doçaria e vinho de cada território, mas também o património que se encontra no percurso. “Conseguimos encontrar o fio da História de Portugal ao longo da estrada”, frisou o responsável da editora, sediada em Santa Comba Dão, distrito de Viseu.

No guia, a Estrada Nacional n.º 2 é dividida em 20 etapas, com cada etapa a obedecer “a uma unidade de paisagem” e cinco delas a cidades – Chaves, Viseu, Lamego, Vila Real e Faro –, “que qualquer uma delas justifica muito tempo de paragem”.

“Todas as outras etapas são constituídas por unidades de paisagem, seja o eixo termal que passa por Vidago e Pedras Salgadas, ou o vale do Douro e o Douro Vinhateiro, para depois se abordar o Vouga, depois a região do Dão, numa sequência de unidades para cativar os visitantes a estarem o maior tempo possível em cada um dos locais”, vincou, recusando a ideia de se fazer a estrada “quase numa corrida”, em dois ou três dias, de carro ou de moto.

“É um guia vocacionado para quem vai tirar uns dias na Estrada Nacional n.º 2 para a ver. Se utilizarem tudo o que está no guia, vão demorar alguns meses a fazer a estrada e vão ficar muito surpreendidos com tudo aquilo que há em termos monumentais, de paisagem, de infra-estruturas de animação turística e de locais de alojamento”, explanou.

Para o responsável da Foge Comigo, o ideal será visitar diferentes pontos daquela estrada em diferentes alturas do ano: o Douro Vinhateiro após as vindimas, as praias fluviais durante o Verão, ou as aldeias de xisto da Região Centro no Entrudo. “O conselho é de que devem fazer mais do que uma vez a estrada – partir a viagem e fazer a estrada aos poucos, escolhendo a melhor época para cada um dos troços”, defendeu.

No guia, está também presente uma agenda de eventos culturais e tradicionais que decorrem nos 35 concelhos abrangidos, que vão do “Arrastão da Grande Pedra, em agosto, em Vila Pouca de Aguiar”, ao Jogo do Panelo com a louça de Bisalhães ou a Romaria a Cavalo, que atravessa Viana do Alentejo.

Também no guia, surge um levantamento de “um conjunto de testemunhos da estrada”, nomeadamente as casas de cantoneiros, sinalética do início do século XX e painéis de azulejo que existem ao longo da estrada, de publicidade a marcas como o Nitrato do Chile ou as Águas do Vimeiro.

O guia, sem publicidade, foi financiado pela própria empresa, que conta com uma parceria com a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2, para a distribuição da publicação por pontos de venda em todos os concelhos abrangidos pela via.

Para o presidente da associação e da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, o guia “é um instrumento que vai apoiar muito a divulgação da Estrada Nacional n.º 2, com a identificação dos pontos de interesse e da história dos municípios atravessados pela estrada”.

De acordo com Luís Machado, a associação está a trabalhar de momento para que se avance com um projeto para a sinalética daquela via, face à descontinuidade da estrada em alguns pontos, “para que quem faça a Nacional 2 não se perca”.


por Lusa e Público | 6 de março de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,855,213