"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Exposição sobre vida e obra de Saramago em São Paulo

A mostra Saramago - os pontos e a vista estará patente até dia 3 junho, no Farol Santander, anunciou a Fundação José Saramago.


Uma exposição sobre a vida e obra de José Saramago, composta por filmes e objetos pessoais do escritor português, abre dia 6 de março, em São Paulo, para dar a conhecer melhor aos brasileiros o autor de Ensaio sobre a cegueira.

A mostra Saramago - os pontos e a vista estará patente até dia 3 junho, no Farol Santander, na cidade brasileira de São Paulo, anunciou a Fundação José Saramago (FJS).

A exposição aborda a vida, a produção literária e o pensamento do Prémio Nobel de Literatura, através de um "vasto material audiovisual" e de alguns objetos pessoais do escritor, como o computador com o qual escreveu Ensaio sobre a Cegueira, romance que foi adaptado ao cinema pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.

Entre outras peças que o visitante poderá ver, inclui-se a cama dos seus avós, que viajou da sua terra natal, Azinhaga, e sobre a qual José Saramago falou, no discurso de aceitação do Prémio Nobel de Literatura em 1998: "No Inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para a sua cama".

A curadoria da exposição, que conta com o apoio da FJS, é de Marcello Dantas, ex-diretor artístico do Museu da Língua Portuguesa, e a produção dos vídeos que a compõem é de responsabilidade de Miguel Gonçalves Mendes, realizador do filme José e Pilar.

O tema da exposição inspira-se numa frase do escritor, retirada de O conto da ilha desconhecida, na qual afirma que "é necessário sair da ilha para ver a ilha, não nos vemos se não sairmos de nós...".

Segundo Marcello Dantas, a proposta para a exposição baseia-se "no uso inédito de um rico acervo de materiais audiovisuais, criando uma vivência singular do ponto de vista de José Saramago em primeira pessoa".

A exposição tem por objetivo olhar para as diferentes dimensões de Saramago, "ampliando a compreensão que o público brasileiro tem sobre o autor português, um dos maiores legados da literatura contemporânea", acrescenta o curador.

Marcello Dantas salienta que a aproximação ao universo de Saramago permite compreender que as suas opiniões nascem de uma "reflexão profunda sobre as condições humanas e as relações de poder", o que justifica as "opiniões polémicas" por que é popularmente conhecido.

"É a força que carrega como cidadão, que permeia sua criação literária com um interesse genuíno pelo mundo e pelo ser humano", acrescenta, lembrando que, antes de se tornar escritor, José Saramago exerceu diversas atividades que lhe permitiram experimentar a vida a partir de diferentes pontos de vista.

A exposição é de entrada livre e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.


por Lusa e Público | 5 de março de 2018
Fotografias de Miguel Gonçalves Mendes
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,854,965