"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

História do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas em e-book

Depois de ter disponibilizado ao público a versão em e-book da obra “A Faiança Portuguesa de Olaria na Intervenção Arqueológica no Mosteiro de São João de Tarouca”, o Museu de Lamego e Vale do Varosa voltam a responder às mais variadas solicitações e alargam também o acesso à obra “Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.


Da fundação à extinção”, através da sua edição em formato digital. Publicada desde 2014, a sua disponibilização online, de acesso livre, cumpre o objetivo de chegar ao maior número de pessoas possível. Disponível em www.museudelamego.gov.pt e www.valedovarosa.gov.pt.

Da autoria da investigadora Ana Sampaio e Castro, a obra reflete a evolução de um edifício que começou a ser construído em 1168, mas que terá tido a sua génese bem antes, no local hoje conhecido como “Abadia Velha”. Em o “Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Da fundação à extinção”, a autora percorre os caminhos deste espaço a partir de diversos pontos de vista: o da geografia, da historiografia, das origens, do espaço monástico e do território.

Neste contexto, nunca é demais relembrar que a grande maioria dos cartórios monásticos da região centro desapareceram no incêndio ocorrido em 1841 no edifício do Seminário de Viseu, para onde também tinham transitado, entre outros, os cartórios dos mosteiros cistercienses de São João de Tarouca, São Cristóvão de Lafões e São Pedro das Águias, na sequência da extinção das Ordens Religiosas em 1834.

A investigação condensada em “Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Da fundação à extinção” procurou por isso respostas não apenas na pouca documentação que chegou até nós, mas igualmente na Arqueologia clássica e nas novas vertentes da Arqueologia da Arquitetura.

Ana Sampaio e Castro é licenciada em História, variante Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e mestre em História e Arqueologia da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, com o tema “Cerâmica europeia de importação no Mosteiro de São João de Tarouca (séculos XV – XVIII). Desde 2014, é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia em Arqueologia Histórica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com o tema “Povoamento Rural no Vale do Rio Varosa: Da reconquista à Segunda Dinastia”.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,242,602