"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Leiria vai apresentar candidatura a capital europeia do folclore

Este ano é Viseu a cidade que está responsável por organizar o Europeade, um festival com cerca de cinco mil participantes de toda a Europa, que se juntam para promover as tradições e identidade local através das danças, músicas e trajos.

Manuel Roberto/Público


Leiria quer ser capital europeia do folclore e está a preparar a uma candidatura à Europeade para reforçar a afirmação da etnografia e da tradição na cultura da região, afirma o presidente da associação folclórica local.

Adélio Amaro, presidente da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura (AFRL-AE), avançou à agência Lusa que está a ser constituída "uma equipa para elaborar o referido projeto que dará a base para a candidatura".

"A AFRL-AE está a desenvolver um projeto de candidatura à Europeade para que Leiria possa ter, pelo menos, a pretensão de ser capital europeia do folclore, até porque se aproxima a candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027", afirma o responsável pela associação, que junta 55 ranchos, o equivalente a mais de três mil pessoas.

O presidente da AFRL-AE lembra que a associação é "a mais representativa em Portugal" e, "tendo em conta o enorme valor cultural e tradicional" dos grupos que representa, "é meritório esse mesmo trabalho ser reconhecido e realçado com uma candidatura tão importante, a capital europeia do folclore".

Adélio Amaro desconhece as hipóteses que a cidade tem de lhe ser entregue a organização mas, "independentemente de Leiria ser selecionada ou não", a candidatura "é uma forma de se vincar a importância do folclore de Leiria e, consequentemente, da Alta Estremadura".

"São projetos como este que podem ajudar os grupos a terem outra visibilidade e a serem mais considerados, o que nem sempre acontece. Só o facto de a candidatura ser admitida já é um avanço importante na dignificação do folclore da Alta Estremadura e será a cereja em cima de um bolo que muitas mulheres e homens têm confecionado ao longo das últimas décadas, sem pedir nada em troca", sublinha.

Em 54 edições, Figueira da Foz, por duas vezes, e Viseu, em 2018, foram capitais europeias do folclore, organizando a Europeade. Cerca de cinco mil participantes de toda a Europa juntam-se no evento para promoverem as tradições e identidade local através das danças, músicas, letras e trajos.


por Lusa in Público | 22 de fevereiro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,855,166