"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Velho e o Mar"

Depois de O Diário de Anne Frank, é a vez de este clássico da literatura universal ser adaptado a novela gráfica.


O Velho e o Mar, um dos mais conhecidos livros de Ernest Hemingway e considerado um clássico da literatura universal, vai ganhar nova vida numa adaptação a banda desenhada que a Porto Editora publica a 8 de fevereiro. Respeitando o estilo e o ritmo do texto original de Ernest Hemingway, Thierry Murat conseguiu transpor para imagens a mais fiável adaptação desta poética aventura de um pescador.
Depois do sucesso de O Diário de Anne Frank, publicado em setembro – e que vai já em 3.ª edição –, e de A Viagem do Elefante, de José Saramago, esta é uma aposta que procura, por um lado, aproximar os jovens leitores dos grandes livros, mas também permitir uma nova leitura a quem já os conhece.

SINOPSE

Cuba, início dos anos 1950. Santiago, um velho pescador, sai para o mar após 84 dias sem pescar um único peixe. Todos os habitantes da ilha afirmam que Santiago está velho de mais e em maré de azar, mas Manolin, o pequeno rapaz, continua a acreditar nele apesar dos comentários depreciativos dos pais. Ao 85.º dia, Santiago decide partir para o mais longe possível, ao largo do Golfo, em busca do peixe que lhe devolverá o respeito dos habitantes da ilha. É então que encontra um magnífico espadarte, enorme e forte. A luta homérica entre o velho e o peixe predador durará três dias e três noites: no regresso a terra firme, o velho, derrotado, recuperou a dignidade entre os seus pares após uma batalha corajosa.

OS AUTORES

Thierry Murat nasceu em Périgueux, em 1966, e passou a infância em Bergerac. Depois de estudar Artes Aplicadas em Poitiers, mudou-se para Bordéus no final dos anos 1980, onde trabalhou como designer gráfico e se apaixonou pela ilustração. No início dos anos 2000, publicou alguns álbuns juvenis e, em 2004, a sua primeira novela gráfica. Hoje, mora e trabalha numa pequena aldeia nas Landes de Gascogne e divide seu tempo entre o design gráfico editorial e a BD.
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, no Illinois, a 21 de julho de 1899, e morreu em Ketchum, no Idaho, em julho de 1961. Em 1953 ganhou o Prémio Pulitzer, com O Velho e o Mar, e em 1954 o Prémio Nobel de Literatura. Romances como O Adeus às Armas ou Por Quem os Sinos Dobram, além do já citado O Velho e o Mar, publicados em Portugal pela Livros do Brasil, consagraram-no como um dos grandes nomes da literatura do século xx.

Título: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
Autor: Thierry Murat
Págs.: 128
PVP: 18,80 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,315