"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arte do Côa mostra-se em Lisboa

Secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros acolhe exposição "Vale do Côa: singularidades de um território".

DR


A iniciativa visa “divulgar, o mais que possível, a arte pré-histórica do Vale do Côa”, explica o presidente da Fundação Côa Parque (FCP), Bruno Navarro, considerando que “Lisboa é um dos alvos preferenciais da ação de divulgação”.

Aproveitando a exposição na capital do país, a Fundação Côa Parque está a desenvolver trabalho junto das escolas de Lisboa, nomeadamente próximo de alunos dos 5.º, 7.º e 10.º anos, para mostrar a arte rupestre pré-histórica.

Há também visitas guiadas às segundas-feiras, dirigidas ao grande público e às escolas, com o objetivo de “estabelecer contacto e despertar o interesse para que, no futuro próximo, os intervenientes possam visitar o verdadeiro museu do Côa, que são as gravuras rupestres, que foram classificadas como Património Mundial da Humanidade, pela Unesco”, refere Bruno Navarro.

“Embora o prato principal da exposição sejam as gravuras do Côa e o pretexto seja o 19.º aniversário da classificação do Vale do Côa, a verdade é que quisemos já refletir a nova orientação da fundação, no sentido de divulgar também o património edificado, o património histórico e o património natural de toda a área do Parque do Vale do Côa que envolve quatro municípios”, explica o presidente da FCP.

Ao percorrer a exposição, o visitante “vai perceber de que forma evoluiu a arte rupestre dos últimos 25 mil anos, mas ficarão também a conhecer aquilo que são alguns pontos principais de atração dos quatros concelhos abrangidos pelo parque: Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda”.

A exposição “Vale do Côa: singularidades de um território”, patente ao público na Presidência do Conselho de Ministros, no entender de Bruno Navarro, “significa um envolvimento do Governo na reabilitação e renovação do projeto arqueológico do Vale do Côa”.


por Olímpia Mairos in Rádio Renascença | 30 de janeiro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,855,191