"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Três curtas portuguesas na competição oficial do Festival de Berlim

David Pinheiro Vicente, João Salaviza, e João Viana levam as suas curtas-metragens à Berlinale 2018, que decorre entre 15 e 25 de fevereiro.

Onde o Verão Vai (episódios da juventude) | DR


A 68.ª edição do Festival de Cinema de Berlim conta três curtas-metragens portugueses entre as 22 da competição oficialque deu o Urso de Ouro no ano passado a Diogo Costa Amarante, com Cidade Pequena, que este ano integra o júri, em 2016 a Leonor Teles, com Balada de um Batráquioe, em 2012, a João Salaviza, com Rafa, que este ano regressa ao festival, depois de no ano passado ali ter apresentado Altas Cidades de Ossadas. Este ano o festival decorre entre 15 e 25 de fevereiro.

Salaviza, que nasceu em 1984, regressa agora à capital alemã com Russa, que assina com Ricardo Alves Jr., filmado no Bairro do Aleixo, no Porto. O filme surge de uma residência artística feita a convite da Câmara Municipal do Porto para o projeto Cultura em Expansão. O filme mostra o regresso de Russa àquele bairro que deixara para trás.

Outra das curtas-metragens em competição é Madness, de João Viana, produzido pela Papaveronoir, fundada em 2009 pelo próprio realizador, em coprodução com a Les Films de L' Apres Midi, e financiado pelo ICA. O realizador, nascido em 1966, regressa também a Berlim, depois de ter levado Tabatô ao festival em 2013. João Viana também regressa ao festival de Berlim, cinco anos depois de ter exibido Tabatô, nomeado para o Urso de Ouro, e A batalha de Tabatô, distinguido com o prémio de melhor estreia.

Onde o Verão Vai (episódios da juventude), de David Pinheiro Vicente, é uma produção da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC), produzida em contexto escolar. Esta é a primeira vez que a escola vê uma curta-metragem selecionada para este festival. Onde o Verão Vai (episódios da juventude) é distribuído pela Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português, que em comunicado descreve esta obra como um filme "obre a frescura da juventude, o desejo de se descobrir a si próprio no meio dos outros, o poder e a magia da Natureza e sobre os que caminham sem rumo".

"As curtas-metragens da competição internacional deste ano olham a realidade de frente e contribuem ativamente para o atual debate sociopolítico. (...) Com determinação, os realizadores captam pequenos momentos, histórias e assuntos locais e relacionam-nos com acontecimentos de grande impacto", lê-se no comunicado do festival.


por Lusa e Diário de Notícias | 10 de janeiro de 2018
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,854,971