"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Será "incêndios" a PALAVRA DO ANO ® 2017?

A votação decorre em www.palavradoano.pt até 31 de dezembro e a vencedora é conhecida a 4 de janeiro. 


A poucos dias do fecho da votação, já foram mais de 20 mil os portugueses que acederam a www.palavradoano.pt para escolher a sua PALAVRA DO ANO ® 

Os cibernautas estão a votar desde o primeiro dia de dezembro e os palpites e apostas sobre a vencedora multiplicam-se. No entanto, a PALAVRA DO ANO ® 2017 só será divulgada no dia 4 de janeiro, às 10:30, numa cerimónia que vai decorrer na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Loures

Os "incêndios", o "afeto" e a "floresta" continuam a ocupar as posições do pódio da eleição. Seguem-se as palavras "vencedor", "crescimento", "cativação", "desertificação", "gentrificação", "peregrino" e, por fim, "independentista". Tudo pode alterar até ao fecho das "urnas", que acontece no último segundo do dia 31 de dezembro. 

Esta é uma iniciativa da Porto Editora, que faz a seleção das 10 finalistas com base nas propostas feitas através do site da iniciativa e no acompanhamento da realidade da língua portuguesa, observando os meios de comunicação, as redes sociais e os registos de consultas dos dicionários online e mobile. 

PALAVRA DO ANO ® 2017 vai suceder aos vocábulos "esmiuçar" (2009), "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012), "bombeiro" (2013), "corrupção" (2014), "refugiado" (2015) e "geringonça" (2016), que os portugueses elegeram nas edições anteriores. 


A PALAVRA DO ANO ® em Angola 

Angola é mais um dos países da CPLP que também está a eleger a sua PALAVRA DO ANO ® (em Moçambique a votação já terminou e o vocábulo eleito foi "tseke"). 

Os angolanos podem votar no site www.palavradoano.co.ao, escolhendo entre as dez candidatas: "barragem", "candongueiro", "divisas", "eleições", "exoneração", "kaluanda", "maka", "micha", "mudança" e "professor". 

Os resultados desta segunda edição serão conhecidos a 30 de janeiro de 2018, no Centro Cultural Português, em Luanda. Em 2016, os angolanos elegeram a palavra "crise". 

Esta iniciativa é da responsabilidade da Plural Editores Angola, que integra o grupo editorial da Porto Editora, e conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,858,586