"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Medida Incerta": da Bienal de Veneza para Matosinhos

Depois de ter representado Portugal na edição de 2017 da mais importante bienal do mundo, em Veneza, a obra “Medida Incerta”, de José Pedro Croft, já está na sua casa definitiva: o antigo quarteirão da Real Vinícola, em Matosinhos. 

©Francisco Teixeira/CMM

O conjunto escultórico vai ser inaugurado no sábado, 16 de dezembro, pelas 16 horas, com a presença do artista e da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Composta por seis peças de aço e vidro, “Medida Incerta” foi adquirira pela Câmara Municipal de Matosinhos em março e dá sequência ao programa de arte pública da autarquia, que conta, entre outras peças, com a anémona “She Changes”, da norte-americana Janet Echelman, com “Irmãos Gémeos”, a primeira escultura pública de Julião Sarmento, e com algumas das obras mais icónicas de Irene Vilar.

Considerado o mais importante escultor português da geração surgida na década de 1980, José Pedro Croft foi escolhido para criar a obra que representou Portugal na Bienal de Veneza deste ano. “Medida Incerta” foi pensada para dar sequência à exposição de 2016, dedicada aos complexos habitacionais desenhados por Álvaro Siza Vieira, tendo estado instalada, durante a bienal, na Villa Hériot da ilha da Giudecca, a poucos metros de um projeto do arquiteto, com cuja métrica a obra de arte dialoga.

A instalação definitiva de “Medida Incerta” junto da Casa da Arquitectura, escolhida por José Pedro Croft, permite, assim, retomar o diálogo entre as duas artes, presente na sua génese. O curador da representação portuguesa em Veneza, João Pinharanda, salienta que, a despeito do “diálogo rítmico com a métrica” do projeto de Álvaro Siza, as esculturas de Croft “são claramente autónomas dessa referência”, desenvolvendo “metáforas de energia (aceleração, instabilização e efemeridade, vertigem ou multiplicação)”.

Relacionando-se de modo poderoso com o espaço envolvente, as peças de “Medida Incerta” foram visitadas em Veneza por 16.110 pessoas entre maio e novembro. As esculturas, com uma altura que ronda os oito metros, estão agora distribuídas pelo espaço do antigo quarteirão industrial de Matosinhos, reabilitado pela Câmara Municipal de Matosinhos para acolher a Casa da Arquitetura e a Orquestra Jazz de Matosinhos.

>> +info 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,858,567