"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lubaina Himid vence o prémio Turner

Lubaina Himid tornou-se esta terça-feira a pessoa mais velha a ser distinguida com o prémio Turner para as artes visuais. Também é a primeira mulher negra.

Lubaina Himid | Reuters


Lubaina Himid concorria com o pintor inglês Hurvin Anderson, o alemão Andrea Büttner e a cineasta Rosalind Nashashibi pelo prémio de arte contemporânea Turner, destinado a distinguir o trabalho no campo artístico.

A vencedora, de 63 anos, conhecida pelos seus pratos de jantar pintados com aristocratas a vomitar, é a pessoa mais velha a receber a distinção e a primeira mulher negra.

História colonial e as razões pelas quais o racismo persiste estão entre os assuntos que a artista, nascida na Tanzânia, aborda na sua obra. O júri o prémio salientou o modo não alinhado como enfrenta estes assuntos, notou em comunicado o diretor da Tate Britain, Alex Farquharson.

Foi aos críticos e curadores que a apoiaram ao longo dos anos, "anos selvagens" na descrição da artista, que a Lubaina Hmid agradeceu o prémio.

Nascida em 1954, em Zanzibar, Tanzânia, estudo Design de Teatro na Universidade de Wimbledon.

Visto até agora como um prémio destinado a premiar jovens artistas, em que até existia uma cláusula para que os nomeados não tivesse mais de 50 anos, o comité organizador do Turner fez uma mudança de direção este ano ao selecionar dois artistas com mais de 40 anos, outro com mais de 50 e um mulher com mais de 60 para a short list final.

O prémio, entregue anualmente, chegou às mãos de Lubaina Himid ao som da música de Goldie. A cerimónia teve louvar na igreja de Hull Minster. em Inglaterra.

O prémio de arte contemporânea Turner foi fundado em 1984 e batizado com o nome do pintor J.M.W Turner.

Os artistas recebem 25 mil libras e os finalistas 5 mil. É o mais relevante galardão do Reino Unido e, nos anos 90, deu visibilidade à geração dos chamados Young British Artistas, distinguindo Damien Hirst e Tracey Emin.

Até 7 de janeiro, uma exposição com o trabalhos artistas finalistas do Turner pode ser vista na galeria Ferens, na cidade de Hull, onde decorreu a cerimónia de entrega do prémio. A exposição, aberta desde setembro, já foi vista por 90 mil pessoas.




in Diário de Notícias | 6 de dezembro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,858,721