Notícias
Bolsas de Criação Literária incluem BD
Nuno Saraiva e Marta Teives foram os autores seleccionados na área da banda desenhada para lhes serem atribuídas bolsas de criação literária.
Bolsas essas que tinham sido instituídas no ano de 1999 (*) e suspensas em 2002 pelo governo de então, reativadas no corrente ano de 2017, tendo sido feito em abril passado o anúncio da decisão do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.
O apoio governamental reativou a importante iniciativa de apoio às artes e letras (a BD abarca as duas) em julho último, após publicação no Diário da República.
As bolsas anuais têm, cada uma, o valor de 15.000 euros, e as semestrais, 7.500 euros. Marta Teives (Marta de Sousa Teives Henriques, como informa a notícia oficial) está incluída nas bolsas anuais, e Nuno Saraiva nas semestrais.
O elemento do júri para a BD foi João Paiva Boléo.
(*) Filipe Abranches, Miguel Rocha e David Soares foram os autores beneficiários dessa primeira fase das citadas bolsas, que tinham uma duração anual.
2) Miguel Rocha foi selecionado em 2002, com "Beterraba: A Vida Numa Colher".
3) David Soares foi o último a beneficiar das bolsas, em 2002, extinguidas pelo governo de então. A sua obra publicada sob esse apoio foi "A Última Grande Sala de Cinema".
>> Mais informações