Notícias
Cem anos da história de Macau para ver no Museu do Oriente
Um século da história de Macau vai ser narrado em imagens, de lugares e acontecimentos, retiradas do acervo do Museu do Oriente, em Lisboa. A exposição abre esta quinta-feira.
Edifícios e bairros, entretanto desaparecidos ou alterados, acontecimentos locais e nacionais, vivências quotidianas das comunidades macaenses, tradições e costumes, estarão retratados na mostra "Macau. 100 anos de fotografia", segundo o museu.
Reunidas por Rogério Beltrão Coelho, jornalista que trabalhou em Macau, comissário da exposição, a coleção com cerca de 120 imagens baseia-se no acervo fotográfico do Museu do Oriente.
Nela é abordada a história social e política daquele território, que esteve sob administração portuguesa durante 450 anos.
A exposição recorda, neste século de imagens, a passagem por Macau de figuras políticas como Henrique Galvão e Gomes da Costa, ou do cinema, como o realizador Orson Welles e o ator Clark Gable.
São ainda lembrados acontecimentos como as celebrações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia (1898), as primeiras travessias aéreas de Lisboa a Macau - 1924 e 1931 -, a explosão do paiol da Flora, em 1931, e o bombardeamento do hangar da aviação civil, pelos americanos, em 1945.
De acordo com o museu, datam de 1844 os daguerreótipos do fotógrafo amador Jules Itier, as mais antigas imagens da região que se conhecem.
"Macau. 100 anos de fotografia" estará patente até 7 de janeiro de 2018.
@ Renascença | 09 de novembro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença