"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Do Gerês ao Algarve, roteiros para o Outono em Portugal

Já sabemos que os portugueses não trocam as suas férias de Verão por nenhuma outra estação, mas o Outono é uma boa altura para explorar o país que vive longe do mar – ou, pelo menos, longe dos banhos de mar.

© Manuel Roberto © Adriano Miranda © Bárbara Raquel Moreira
Não é à toa que Portugal é visto como um bom destino de Outono, mais que não seja pelo clima, ameno: se nem sempre os tais banhos de mar são possíveis, banhos de sol, por exemplo, podem acontecer, seja nas praias algarvias ou em passeios rurais – e que tal unir ambos na Madeira, onde a Primavera é a estação mais constante?

No entanto, o clima não é a única (boa) razão para o proverbial ir para fora cá dentro. A natureza veste-se de cores fortes, as cidades acordam para uma nova temporada cultural e para a vida dentro de portas, o número de turistas diminui e permite outra fruição dos espaços, os preços de alojamentos baixam e até a menor intensidade solar pode ser benéfica para quem gosta de atividades ao ar livre, sejam elas desportivas ou, por exemplo, passeios culturais.

E, claro, com o Outono terminam-se as colheitas e festeja-se a prodigalidade da terra, com feiras e festivais gastronómicos – as castanhas vão andar na boca de toda a gente (literal e metaforicamente), podendo vir acompanhadas (na Lousã vêm com mel) e têm a sua época alta no São Martinho, os cogumelos vão ser apanhados e/ou cozinhados e, na verdade, os chamados “sabores de outono”, vão tomar de assalto quase todas as regiões do país como montra de produtos endógenos, como o medronho, avelãs e as nozes.

Na verdade, no Outono ainda se terminam colheitas e a participação de todos é estimulada – as vindimas são um dos momentos altos do ano agrícola e para o turismo vínico. Até final de outubro, pelo menos, do norte ao sul do país abrem-se as portas das quintas com programas que permitem aproximarmo-nos desse ritual anual (em modo etnográfico) da apanha das uvas em cenários pintados de vermelhos, laranjas, amarelos e castanhos.

Essas são as cores do Outono que iluminam também Portugal, do Gerês ao Algarve (grandes parques, serras, planícies, retalhos agrícolas, jardins urbanos), vestido de trajes de luzes. A paisagem cheia de cambiantes parece enganar o ciclo da vida e da morte, fazendo esquecer que esta explosão pintada também é o estertor. Parecem ajustar-se bem a esta altura em que os dias minguam rapidamente as escapadas de fim-de-semana, afagadas pelas cores e cheiros outonais. Seja em direção a aldeias cheias de história e tradição para partilhar, seja em direção à natureza mais intocada para, quem sabe, assistir às bramas dos veados, por exemplo, seja em direção às grandes cidades agora mais libertas da pressão de turistas e, portanto, mais pacientes e acolhedoras.

 


por Andreia Marques Pereira, in Fugas / Público 
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público



Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,703,113