"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fundação Júlio Resende assinala centenário do pintor com exposições

Mostras dividem-se entre O Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, em Gondomar, e a Galeria Municipal de Matosinhos.

Júlio Resende no seu atelier, em 2007_Adriano Miranda


Sob o tema Celebrar e repensar Júlio Resende (1917-2011) no centenário do seu nascimento, a mostra vai dividir-se entre uma exposição antológica, a linha do tempo e a obra pública do pintor natural do Porto, "autor de uma obra vastíssima, desenvolvida entre os anos 30 do século XX e a primeira década do século XXI", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Segundo a organização, na exposição antológica, na Sala de Exposições Temporárias da Fundação Júlio Resende, em Gondomar, "estarão trabalhos situados entre os anos 40, momento em que Júlio deixou a Escola de Belas Artes do Porto, e o início da década de 80", percorrendo um itinerário em que são "evidentes os diversos elementos plásticos, estéticos e culturais que definem uma produção diversa e coerente".

No espaço reservado à Linha do Tempo, na sala do acervo da fundação, será revista a sua "longa obra, as grandes problemáticas da arte moderna e contemporânea – a autonomia da obra e a vocação social, o exercício académico e a expressão, a construção e a desconstrução do mundo, a densidade plástica e a fluidez da matéria".

"A exposição Linha do Tempo seleciona desenhos que caracterizam diferentes momentos do pensamento plástico de Júlio Resende, da coleção do Lugar do Desenho", refere ainda o documento.

De Júlio Resende conhecem-se "50 encomendas de arte pública, produzidas entre 1952 e 2004, distribuídas por 31 trabalhos em cerâmica, seis a fresco, seis em vitral e sete noutras técnicas", refere o comunicado do lançamento da exposição. Esta "documenta um longo historial de colaboração com numerosos arquitetos da modernidade e da contemporaneidade em Portugal, como foram os casos de João Andresen, Januário Godinho, Agostinho Ricca Gonçalves, Alcino Soutinho, Manuel Salgado, Souto de Moura, José Carlos Loureiro".

A sua obra pública é tratada também neste centenário através de uma exposição patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 27 de janeiro de 2018 e de uma outra, a inaugurar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sobre o projeto Mar Novo, não concretizado, para Sagres.

Júlio Resende concluiu em 1945 a sua formação em Pintura, na Escola de Belas Artes do Porto, onde seria docente entre 1958 e 1987, tendo realizado inúmeras exposições no país e no estrangeiro, iniciadas em 1934, com a participação em exposições coletivas, passando em 1943 a ter um trajeto individual. Morreu a 21 de setembro de 2011.


por Lusa e Público | 24 de outubro de 2017
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,691