"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O mal que deploramos – O Drone, o Terror e os Assassinatos-Alvo"

O drone armado e o debate ético e jurídico na guerra ao terror são os temas do novo livro de José Sócrates.


A utilização do drone armado que permite matar à distância mudou a natureza da guerra e abriu um decisivo debate ético, jurídico e filosófico. Esta é uma das reflexões que José Sócrates propõe no seu novo livro, O mal que deploramos – O Drone, o Terror e os Assassinatos-Alvo. Como diz o autor, após quinze anos de uma guerra que ameaça tornar--se perpétua, e que como um cancro se expande surdamente, é necessário valorizar palavras como diálogo, negociação, compromisso: «Na verdade, numa guerra prolongada, a instigação da escalada de violência é tão forte que só com muita coragem se podem definir objetivos capazes de conter o extermínio. Nada deve ser feito na guerra que impeça fazer a paz.»

SOBRE O LIVRO

Há qualquer coisa de intuitivamente menos decente em matar à distância. E, no entanto, tem sido esse o percurso histórico da guerra - matar cada vez de mais longe. O drone veio introduzir novas categorias nessa distância da guerra. A primeira é a distância entre o combatente e a arma letal no campo de batalha. Esta é a distância física que é hoje intermediada pelo vídeo em tempo real. […] A tecnologia "matou a distância que agora permite a morte à distância".
Depois temos a distância vertical, símbolo da filiação desta guerra no poder aéreo, no bombardeamento, no ataque vindo de cima, que sempre pretendeu ser superior e agora pretende ser invulnerável. Finalmente, há essa distância íntima entre o operador e o ecrã, entre o piloto e a imagem da vítima no visor. E, todavia, nenhuma destas categorias teria grande valor sem a outra distância essencial à guerra, a distância moral, a distância que a guerra inevitavelmente cria entre os combatentes, a distância que desqualifica e despersonaliza o outro lado, o inimigo - a distância que introduz a lógica do aniquilamento própria da guerra: não são como nós, são monstros. Em cima, invisível e superior, o soldado justo; em baixo, ao longe e sem defesa, o terrorista, essa "forma inferior de vida".


O AUTOR

José Sócrates foi eleito, pela primeira vez, deputado em 1987. Foi secretário de estado, ministro-adjunto e ministro do Ambiente. Foi primeiro-ministro de 2005 a 2011. Foi secretário-geral do PS entre 2004 e 2011.
É licenciado em Engenharia Civil. Fez o MBA no ISCTE e é mestre em Ciência Política por Sciences Po. É autor do livro A Confiança no Mundo – Sobre a tortura em democracia e O Dom Profano – Considerações sobre o carisma.

Título: O mal que deploramos – O Drone, o Terror e os Assassinatos-Alvo
Autor: José Sócrates
Págs.: 200
PVP: € 16,60

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,164