"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A casa da cabeça de cavalo"

Nova edição de um dos grandes romances de Teolinda Gersão.


A 4 de outubro a Porto Editora publica A casa da cabeça de cavalo, um dos romances mais importantes de Teolinda Gersão, largamente elogiado pela crítica, e galardoado com o Grande Prémio de Romance e Novela da APE em 1995. Neste livro, os antigos habitantes de uma casa grande em ruínas reúnem-se para contar histórias enquanto um cavalo-tempo passa e espanta a morte. Refletindo sobre o papel da literatura e usando moldes diversos de escrita, a autora joga com o leitor um jogo subtil de autodescoberta sobre fundo histórico.

O LIVRO

Num registo irónico, carnavalesco e folhetinesco, o(s) narrador(es) de A casa da cabeça de cavalo encenam para deleite do leitor o espetáculo cómico, trágico ou grotesco de vidas do século XIX - para afinal salientar, caricaturados ou parodiados, alguns aspectos sociais que perduram no século XXI.
No ritmo veloz do cavalo do Tempo, a Casa é arrastada numa corrida vertiginosa e interminável para a qual o leitor é convocado, porque também ele se torna, sem dar conta, um habitante da Casa, mesmo depois de chegar à última página e de fechar o livro.

Primeiras Páginas:
Disponíveis aqui.

A AUTORA


Teolinda Gersão estudou nas universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. A partir de 1995 passou a dedicar-se exclusivamente à escrita literária. É autora de vários livros de ficção, traduzidos em 11 línguas. Foram-lhe atribuídos os seguintes prémios: por duas vezes o Prémio de Ficção do PEN Clube (O silêncio, 1981, e O cavalo de sol, 1989), o Grande Prémio de Romance e Novela da APE (A casa da cabeça de cavalo, 1995), o Prémio Fernando Namora (Os teclados, 1999), o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco (Histórias de ver e andar, 2002), o Prémio Máxima de Literatura (A mulher que prendeu a chuva e outras histórias, 2008), o Prémio da Fundação Inês de Castro (2008), o Prémio Ciranda, o Prémio da Fundação António Quadros (A Cidade de Ulisses, 2011) e o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra (2017) . Alguns dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia.

Página pessoal 

Página no Facebook 

IMPRENSA

«Uma rede de múltiplas vozes que emergem sem aviso prévio de um passado brumoso para entrarem num complexo jogo narrativo. (...) O fascínio do simbolismo e a beleza da linguagem criam um universo singular e inconfundível.»
João Barrento, Revista Abril

«Mesclando variados modelos narrativos, como o romance de folhetim, a narrativa fantástica, a metaficção historiográfica, A casa da cabeça de cavalo propõe como estratégia o lúdico e o humorístico.»
Maria Theresa Abelha Alves, Revista Scripta

«A isso se chama ficção, a “ficção da verdade”. O jogo a que aqui nos entregámos conduzidos pela mão livre e segura de uma infatigável e magnífica contadora de histórias.»

Fernando J.B. Martinho, Jornal de Letras

«A admirável cena espectral, que Teolinda constrói para deslumbramento do leitor, é fundamentalmente uma recuperação da morte pela corrida insensata do cavalo. (...) Assim sem surpresa (...) o júri do Grande Prémio de Ficção distinguiu A casa da cabeça de cavalo, o melhor livro da autora (até 1995).»
Eduardo Prado Coelho, Público

«Um romance magnífico, em que a História é um pretexto para o prazer da escrita.»
Rui Rocha, Expresso

Título: A casa da cabeça de cavalo
Autor: Teolinda Gersão
Págs.: 232
PVP: 16,60 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,755,177