Publicações
"Transporte no Tempo"
Nova edição do livro de Ruy Belo na Assírio & Alvim.
No dia 28 de setembro, a Assírio & Alvim publica Transporte no Tempo, de 1973, livro que assinalou o começo de uma nova fase na poesia de Ruy Belo, durante o período em que viveu em Madrid. Aqui é feito um elogio à liberdade e é manifestada uma preocupação pela frágil condição do Homem e do mundo.
Como nos diz Manaíra Aires Athayde, no prefácio a esta edição, «podemos dizer que Transporte no Tempo desenha a imagem de um poeta que empunha a palavra como uma maneira de procurar com a linguagem contornar o silêncio imposto. Constituindo esse espaço de auto-reflexão como busca da própria ideia de poesia, Ruy Belo não se cansa de afirmar que o poeta é aquele que "ensaia utensílios que, como o avião, transformam a visão do homem". Assim, só o uso da palavra poética pode tornar compatíveis a autonomia da arte e a ligação ao seu próprio tempo. A singularidade de Transporte no Tempo está em assinalar o momento em que este princípio central da teoria de Ruy Belo, é, de maneira inequívoca, enunciado na sua poesia: o que acabamos por descobrir, com este livro, porventura mais do que em outros, é que "aqui levantam voo não / os aviões mas estas certas aves de arribação".»
Sobre o autor
Ruy Belo nasceu em 1933 em S. João da Ribeira.
Licenciou-se em Direito e, mais tarde, em Filologia Românica, pela Universidade de Lisboa, obtendo mais tarde o doutoramento em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma.
Entre outras atividades foi crítico literário, jornalista, leitor na Universidade de Madrid e tradutor para português de nomes como Blaise Cendrars, Saint-Exupéry, Lorca e Jorge Luís Borges, entre muitos outros. Considerado um dos mais importantes poetas portugueses da segunda metade do século XX, faleceu precocemente em 1978.
Título: Transporte no Tempo
Autor: Ruy Belo
Prefácio: Manaíra Aires Athayde
N.º de Páginas: 160
PVP: 14,40 €