"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Lumière, Melville, Desplechin, pinguins e Django: todos à Festa do Cinema Francês

Edição 2017 começa dia 5 em Lisboa e passa por 12 cidades até 12 de novembro.

Lumière! A Aventura Começa, documentário de Thierry Frémaux sobre os irmãos que "fundaram" o cinema, abre a Festa do Cinema Francês 2017 DR


É à sombra da história do cinema que a Festa do Cinema Francês arranca em 2017: com a presença de Thierry Frémaux e Lumière! A Aventura Começa. O documentário que o diretor do festival de Cannes dedicou aos irmãos Lumière, “inventores” do cinema moderno, restaurando e comentando uma seleção de imagens filmadas entre 1895 e 1905, é o filme de abertura oficial da 18.ª mostra da produção francófona. Vai ser dia 5, pelas 21h, no Cinema São Jorge, dando o “pontapé de saída” para o périplo nacional que irá estender-se por 12 cidades até 12 de novembro.

Com Frémaux, que estará presente na sessão de abertura em antecipação à estreia nacional do filme (a 12 de outubro), vêm também o escritor e realizador Laurent Grousset, sobrinho de Jean-Pierre Melville, e o realizador Arnaud Desplechin, para completar um hat-trick no primeiro fim-de-semana. Desplechin é o “padrinho” da edição 2017, trazendo na bagagem o seu mais recente filme, Os Fantasmas de Ismael, com Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg e Mathieu Amalric, que fez a abertura de Cannes em maio (e que se estreará entre nós também a 12 de outubro), e um pequeno ciclo de quatro outros filmes que incluem Reis e Rainha e três títulos inéditos em Portugal (La Sentinelle, Comment je me suis disputé… (ma vie sexuelle) e Léo en jouant “Dans la compagnie des hommes”).Grousset é o presidente da fundação estabelecida este ano para comemorar o centenário do nascimento de Melville, um dos mais influentes cineastas franceses da segunda metade do século XX, autor de clássicos como Ofício de Matar, O Exército das Sombras ou O Segundo Fôlego e alvo de uma retrospetiva integral a partir de dia 7 na Cinemateca Portuguesa.

O Institut Français de Portugal, organizador do ciclo, apresentou a programação ao fim da tarde desta quinta-feira. Na habitual seleção de ante-estreias, que este ano serão projetadas nos cinemas São Jorge e UCI El Corte Inglés, destaca-se desde logo O Imperador, com o qual Luc Jacquet dá uma “sequela” ao imensamente popular A Marcha dos Pinguins, Óscar de melhor documentário em 2006. A festa mostra ainda Melodias de Django, o filme biográfico de Étienne Comar sobre o guitarrista Django Reinhardt que fez a abertura do festival de BerlimRock’n’roll, comédia semi-auto-biográfica de Guillaume Canet com a esposa Marion Cotillard; Le fils de Jean, o mais recente título de Philippe Lioret (realizador de Welcome); ou Gauguin, sobre a vida no Taiti do artista francês em finais do século XIX (com Vincent Cassel no papel de Gauguin).

Um destaque especial vai para as escolhas de documentário: Le Concours, de Claire Simon, sobre os exames de acesso à escola de cinema parisiense La FEMIS; 12 jours, o mais recente documentário do repórter e fotógrafo Raymond Depardon, que se debruça sobre o internamento compulsivo por motivos psiquiátricos tal como é entendido pela lei francesa; e L’Assemblée, de Mariana Otero, que acompanha o movimento popular Nuit debout. Simon e Otero virão a Portugal apresentar os filmes.

À imagem do que aconteceu no ano passado, haverá uma escolha de sete filmes feita pela ACID – Agência para a Difusão do Cinema Independente entre os quais se destaca a nova realização do ator Vincent Macaigne (herói independente no IndieLisboa em 2016)Pour le réconfort. A festa recebe ainda uma exposição de fotografias de Renaud Monfourny, editor de fotografia da revista Les InrockuptiblesLights, Camera, Action!, uma escolha de retratos de figuras do cinema português e francês patente para ver a partir desta quinta-feira e até 4 de novembro na Plataforma Revólver, em Lisboa.

Em simultâneo com Lisboa (5 a 15 de outubro), a festa estende-se ao resto do país: em outubro chega a Almada (11 a 15, Forum Romeu Correia), Cascais (12 a 15, O Cinema da Villa), Coimbra (17 a 22, Teatro Académico de Gil Vicente), Leiria (19 a 21, Teatro Miguel Franco) e Porto (23 a 29, Teatro Municipal Rivoli), em novembro para Faro (7 a 10, Teatro das Figuras), Beja (7 a 11, Pax Julia), Viana do Castelo (8 e 9, Teatro Sá de Miranda), Seixal (8 a 11, Forum Cultural) e Setúbal (10 a 12, Charlot). A programação completa está no site habitual, www.festadocinemafrances.com.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,672