"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

10 exposições para ver este outono em Lisboa e no Porto

Da encomenda na Madeira à primeira exposição de Grada Kilomba em Portugal, um guia para quem quer inspirar-se pelos artistas.

Portinari no Museu Nacional de Arte Contemporânea a partir de 13 de outubro | DR

 

Duas exposições com a Catalunha como denominador comum inauguram-se nesta semana em Lisboa. No Palácio Nacional da Ajuda abre ao público a exposição de pinturas do catalão Joan Miró que pertenceram ao BPN. Na Cordoaria Nacional, no sábado, abre a exposição Turbulências, uma seleção de obras contemporâneas oriundas de distintos contextos geopolíticos que pertencem ao banco La Caixa.

Esta exposição faz parte da programação de Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura, a que também pertence a mostra Como Se Pronuncia Design em Português: Brasil Hoje, a partir de 23 de setembro, no Palácio dos Condes da Calheta, na Ajuda, morada temporária do MUDE - Museu do Design e da Moda. Uma seleção do curador independente Frederico Duarte a partir de cem projetos brasileiros no século XXI - de livros às sandálias melissas, passando por jogos que alertam contra a violência e a especulação imobiliária -, mostrando "um Brasil real na resolução de problemas concretos" e "um lado menos conhecido contrário à imagem quase icónica, tropicalista e glamorosa do Brasil", como explica a diretora do MUDE, Bárbara Coutinho.

No Porto, Jorge Pinheiro é o protagonista da exposição que o Museu de Serralves prepara para 15 de setembro. D"Après Fibonacci e as Coisas Lá Fora começou com uma conversa com outro artista, Pedro Cabrita Reis, antigo aluno de Jorge Pinheiro. O título joga com a geometria e a progressão matemática e "sobre o que acontece lá fora", explicado por Suzanne Cotter: "Jorge Pinheiro pintava nos anos 1960 no contexto do Estado Novo. Expressa qualquer coisa do tempo em que foi produzido." Outono dentro, a escolha aumenta em razão inversa às temperaturas. A 4 de outubro, coincidindo o aniversário da abertura ao público do edifício de Amanda Levete, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia apresenta o resultado da pesquisa do artista norte-americano Bill Fontana na Ponte 25 de Abril. A instalação chama-se Shadow Soundings. A 13 de outubro, duas exposições em dois pontos distintos da capital. Na Gulbenkian (6) mostra-se "como a investigação e a experimentação de Ana Hatherly revalorizaram esse denegrido período histórico e modificaram a nossa conceção do passado", a partir da curadoria de Paulo Pires do Vale em colaboração com Nuno Vassallo e Silva. No Chiado, duas pinturas do brasileiro Candido Portinari podem ser vistas no piso 1 do Museu de Arte Contemporânea a partir do dia 13. As telas que documentam a presença do trabalho do pintor em instituições portuguesas. E, com entrada pela Rua Capelo, abre ao público no dia 20 a exposição Género na Arte. Corpo, Sexualidade, Identidade, Resistência, de artistas contemporâneos portugueses.

É uma estreia: a artista Grada Kilomba, a viver e a trabalhar em Berlim, apresenta-se em nome próprio, pela primeira vez no seu país. A exposição abre portas a 26 de outubro na galeria municipal da Avenida da Índia. E a partir de 15 de novembro a grande exposição temporária do Museu Nacional de Arte Antiga assinala os 600 anos da descoberta do arquipélago da Madeira. Chama-se As Ilhas do Ouro Branco, evocação do papel da cana-de-açúcar na prosperidade do reino e a encomenda artística da época.

ALGUNS DESTAQUES

Jorge Pinheiro, Museu de Serralves

A partir da curadoria de Pedro Cabrita Reis, antigo aluno do protagonista da exposição (um dos Quatro Vintes da Escola de Belas-Artes do Porto), um olhar sobre os seus primeiros trabalhos, nos anos 1960, "dando oportunidade de mostrar a novas gerações o seu trabalho", segundo a diretora Suzanne Cotter. O desenho expositivo é do arquiteto Eduardo Souto de Moura e a abertura está marcada para 15 de setembro.

Candido Portinari, Museu Nacional de Arte Contemporânea

A Mão-de-Olhos-Azuis, de Candido Portinari, dá a conhecer a partir de 13 de outubro duas obras, ambas de 1942, do artista brasileiro. Chorinho, que pertence ao acervo da casa e é um de oito painéis sobre música produzidos para o auditório da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Carnaval, Cavalo--Marinho, raramente vista, pertence ao Museu Soares dos Reis, no Porto.

Bill Fontana, MAAT

Shadow Soundings, uma instalação a partir de sons e sombras captados pelo artista norte-americano Bill Fontana na Ponte 25 de Abril inaugura-se a 4 de outubro no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, no momento em que o edifício de Amanda Levete completa um ano.

Design brasileiro, hoje, MUDE (Fora de Portas)

O Palácio Calheta, antigo Museu Agrícola do Ultramar, em Lisboa, recebe a exposição Como Se Pronuncia Design em Português: Brasil, Hoje, a partir de 50 livros e 50 projetos no século XXI, em resposta a problemas concretos do país.

Joan Miró, Palácio Nacional da Ajuda

Materialidade e Metamorfose reúne, desta vez em Lisboa e em formato completo, as 85 obras que pertenciam à coleção BPN e estão agora nas mãos do Estado português. A exposição no Museu de Serralves, no Porto, recebeu 240 mil visitantes.

Encomenda à Madeira, Museu de Arte Antiga

A próxima exposição temporária de grandes dimensões do museu das Janelas Verdes inaugura-se a 15 de novembro e põe o foco na encomenda artística na Madeira, entre os séculos XV e XVI, assinalando os 600 anos de descoberta do arquipélago. Chama-se As Ilhas de Ouro Branco, evocando a importância da cana-de-açúcar.


por Lina Santos, in Diário de Notícias | 5 de setembro de 2017

Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Diário de Notícias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,498