Notícias
LINDOSO E RIO DE ONOR SÃO FINALISTAS NAS 7 MARAVILHAS
Terminou ontem à noite a votação nas 49 aldeias pré-finalistas a concurso na eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, com o apuramento das duas finalistas na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas: Lindoso e Rio de Onor.
A Gala foi transmitida ontem à noite pela RTP, Televisão Oficial, em direto a partir de Pedrógão Grande.
Na abertura da Gala foi emitida uma declaração do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que referiu que “Portugal é assim. Várias vezes parecia que morria e renasceu. Ao longo de séculos de história tivemos cataclismos, desastres, flagelos, tivemos tragédias e refizemo-nos. Quando uma parte de Portugal renasce é Portugal todo ele que está a renascer solidariamente”. Acrescentando que “a grande Maravilha de Portugal é sermos portugueses. E é Portugal ser como é, capaz de renascer, como aqui se começou a renascer e se vai renascer num futuro próximo”.
Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande tornaram-se símbolos da proteção do território, com uma programação televisiva dedicada à promoção turística da região. À noite a Gala decorreu junto aos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, numa homenagem aos heróis nacionais. Renascer e Proteger foram as palavras de ordem, pelo simbolismo associado às Aldeias em Áreas Protegidas a votação durante o dia de ontem.
Tatanka, músico e vocalista dos The Black Mamba, assume, a convite da Produtora Tavolanostra, a missão de mentor musical do projeto. Ao longo das Galas protagoniza com Artistas Convidados, momentos acústicos únicos e intimistas, sendo que ontem partilhou o palco com Lúcia Moniz. Também David Fonseca e os Tocá Rufar subiram a palco, para homenagear a região afetada pelos incêndios.
A eleição das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias foi organizada em 7 Galas eliminatórias por categoria e as 49 aldeias a concurso foram votadas todos os domingos, por chamada telefónica.
As 14 finalistas são:
Aldeias Ribeirinhas: Dornes, Santa Clara a Velha
Aldeias Rurais: Paderne, Sistelo
Aldeias de Mar: Azenhas do Mar, Fajã dos Cubres
Aldeias Remotas: Castro Laboreiro, Piódão
Aldeias Autênticas: Castelo Rodrigo, Podence
Aldeias Monumento: Monsaraz, Monsanto
Aldeias em Áreas Protegidas: Lindoso, Rio de Onor
A 27 de agosto a RTP transmite um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas Galas anteriores (duas em cada Gala), e começa uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão, na Declaração Oficial das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias.
Sobre as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias
As candidatas a 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias são organizadas em 7 categorias e as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que três aldeias por região. As categorias são: Aldeias-Monumento; Aldeias de Mar; Aldeias Ribeirinhas; Aldeias Rurais; Aldeias Remotas; Aldeias Autênticas; e Aldeias em Áreas Protegidas.
Este projeto conta ainda com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Instituto de História Contemporânea, a Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.
As 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias, são patrocinadas pela iki mobile, primeira marca portuguesa de telemóveis em cortiça. A RTP é a Televisão Oficial .
Os automóveis KIA são o Carro Oficial do projeto, acompanhando este roadshow por todo o país.
A SPAL Porcelanas é parceira envolvida com a criação e produção dos troféus oficiais dos Finalistas e Vencedores.
A EPAL (Grupo Águas de Portugal), igualmente parceira, desenvolveu uma edição limitada de garrafas Fill Forever com o logo 7 Maravilhas de Portugal® - Aldeias.
A Tavolanostra é a produtora responsável pela Direção Artística das Galas.
Todo o processo de eleição é auditado pela empresa internacional de auditores PwC.
Para mais informações: www.facebook.com/7maravilhas | www.7maravilhas.pt