"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Paredes de Coura. A brincadeira de amigos venceu o “fatalismo geográfico”

Festival celebra 25 anos com um cartaz que vai de Kate Tempest a At the Drive-In.

 

É agora presidente da Câmara de Paredes de Coura, mas em 1993 era baixista dos Boucabaca. Vítor Pereira subiu ao palco da primeira edição do festival que ajudou a fundar. “Mais parecia um arraial minhoto”, recorda.

Entre duas a três mil pessoas estiveram presentes na praia do Tabuão nessa edição inaugural do Festival Paredes de Coura. Muitas “chegaram a levar cadeirinhas”, conta o autarca, que ainda dedilha no baixo a canção dos Joy Division que tocou naquele primeiro festival.

Hoje, os números de Paredes de Coura são muito diferentes. Em 2016, o festival juntou perto de 100 mil pessoas e o mesmo número é esperado na edição deste ano, que arranca esta quarta-feira e termina no sábado.

Na “noite de 1993” em que decidiu fazer um festival de música, o grupo de amigos queria apenas, por brincadeira, montar “alguma coisa para a juventude” da terra, conta João Carvalho, da Ritmos, a empresa organizadora.

Para João Carvalho, falar de festival na primeira edição é mesmo “um exagero”. Recorda o “amadorismo” e as peripécias das primeiras edições. “As bandas eram contratadas no café da esquina com aquela máquina dos períodos sempre a cair. Era um a contratar e outro a dizer que já tinha gastado muitos períodos”, lembra.

Apesar das dificuldades, a persistência ganhou, sobretudo quando “o festival esteve para acabar”, como nos anos de 2000 e 2004. Depois dos prejuízos de 2004, no ano seguinte, em vez da contenção, a organização apostou num “supercartaz”. “Foi uma loucura completa”, reconhece João Carvalho. “Era o vai ou racha.”

E foi. Hoje, o festival ultrapassou fronteiras. Conseguiu contrariar o “fatalismo geográfico” e é motivo de “orgulho e autoestima”, afirma o presidente da Câmara de Paredes de Coura. Diz que a juventude e os idosos sentem vaidade “quando falam do festival”.

A somar a isto, há também o “evidente retorno económico” para a vila, acrescenta o autarca. “Há comerciantes que nos dias do festival fazem 60% do negócio anual.”

At the Drive-In, Kate Tempest, Foals, Beach House, Benjamin Clementine, Car Seat Headrest, Nick Murphy (Chet Faker), Young Fathers, Andy Shauf, Mão Morta e Ty Segall são alguns dos nomes do cartaz desta edição do festival.

 


por Isabel Pacheco, in Rádio Renascença | 16 de agosto de 2017
Notícia no âmbito da parceria CNC | RR

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,516