Notícias
Templo Romano de Évora recebe obras de conservação e restauro
Devido aos problemas que se têm verificado no material pétreo do Templo Romano de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo promove, com carácter urgente, uma intervenção de conservação e restauro.
Durante o período em que irão decorrer as obras, promovidas pela Direção Regional de Cultura e a cargo da empresa Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico-cultural, a população de Évora e visitantes ficarão privados de apreciar o monumento na sua totalidade. Contudo, encontra-se já prevista a realização de visitas organizadas que permitirão a visita do público mesmo no decurso da intervenção.
Os trabalhos a realizar no Templo Romano são essencialmente de consolidação do material pétreo, com limpeza, mapeamento e análise geral do estado de conservação dos seus elementos constituintes, identificação e intervenção prioritárias de problemas; fixação de elementos que se encontrem soltos, como lascas, escamas, fragmentos, e a remoção mecânica de materiais exógenos ou elementos disfuncionais, tais como argamassas incompatíveis e degradadas no interior de juntas ou fissuras. A intervenção está totalmente articulada com a Câmara Municipal de Évora que tem prestado toda a colaboração neste processo.