"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curta-metragem portuguesa selecionada para o Festival de Cinema de Toronto

“Água Mole” de Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires) vai integrar a competição do 42.º TIFF – Toronto International Film Festival, que decorre entre 7 e 17 de setembro no Canadá. 


A curta-metragem de animação documental será apresentada em estreia norte-americana no programa “Short Cuts”. Jason Anderson, programador desta secção do festival e crítico de cinema, descreve o filme como uma “combinação requintada de animação desenhada à mão e documentário de áudio, onde os últimos habitantes de uma vila moribunda refletem o destino da sua casa e o seu legado. No entanto, mesmo quando o resto do mundo se apega às suas crenças em progresso, outras noções flutuam à superfície dessas pessoas.”

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, a animação “Água Mole” é um poético retrato da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram. O filme, produzido pela Bando À Parte, junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada.

“Este filme surgiu a partir de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros. A curta pretende mostrar principalmente o lado de quem opta por ficar na sua terra nestas correntes migratórias”, explicaram as realizadoras quando a curta-metragem estreou, em abril, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Laura Gonçalves nasceu em 1988 e concluiu o curso de Arte e Multimédia-Animação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em filmes de José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro, Vasco Sá e David Doutel, Joana Bartolomeu e Joana Toste. Em 2012, realizou a sua primeira curta de animação “Três Semanas Em dezembro”, no âmbito do Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth, filme que conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português no Cinanima. Em 2015, realizou, juntamente com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, a curta “Nossa Senhora da Animação”, produzida pela Curtas Metragens CRL, já exibida na RTP e nos Canais TVCine e Séries.

Alexandra Ramires (Xá) nasceu em 1987 e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Começou a trabalhar em animação em 2009 na produtora Sardinha Em Lata onde colaborou em filmes de David Doutel e Vasco Sá, José Miguel Ribeiro e Marta Monteiro. Desde 2013, trabalha na produtora Bando À Parte onde voltou a colaborar com David Doutel e Vasco Sá na animação “Fuligem” e na curta “Fim de Linha” de Paulo D’Alva e António Pinto. “Água Mole” é o seu primeiro filme.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,253,941