"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curta-metragem portuguesa selecionada para o Festival de Cinema de Toronto

“Água Mole” de Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires) vai integrar a competição do 42.º TIFF – Toronto International Film Festival, que decorre entre 7 e 17 de setembro no Canadá. 


A curta-metragem de animação documental será apresentada em estreia norte-americana no programa “Short Cuts”. Jason Anderson, programador desta secção do festival e crítico de cinema, descreve o filme como uma “combinação requintada de animação desenhada à mão e documentário de áudio, onde os últimos habitantes de uma vila moribunda refletem o destino da sua casa e o seu legado. No entanto, mesmo quando o resto do mundo se apega às suas crenças em progresso, outras noções flutuam à superfície dessas pessoas.”

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, a animação “Água Mole” é um poético retrato da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram. O filme, produzido pela Bando À Parte, junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada.

“Este filme surgiu a partir de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros. A curta pretende mostrar principalmente o lado de quem opta por ficar na sua terra nestas correntes migratórias”, explicaram as realizadoras quando a curta-metragem estreou, em abril, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Laura Gonçalves nasceu em 1988 e concluiu o curso de Arte e Multimédia-Animação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em filmes de José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro, Vasco Sá e David Doutel, Joana Bartolomeu e Joana Toste. Em 2012, realizou a sua primeira curta de animação “Três Semanas Em dezembro”, no âmbito do Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth, filme que conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português no Cinanima. Em 2015, realizou, juntamente com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, a curta “Nossa Senhora da Animação”, produzida pela Curtas Metragens CRL, já exibida na RTP e nos Canais TVCine e Séries.

Alexandra Ramires (Xá) nasceu em 1987 e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Começou a trabalhar em animação em 2009 na produtora Sardinha Em Lata onde colaborou em filmes de David Doutel e Vasco Sá, José Miguel Ribeiro e Marta Monteiro. Desde 2013, trabalha na produtora Bando À Parte onde voltou a colaborar com David Doutel e Vasco Sá na animação “Fuligem” e na curta “Fim de Linha” de Paulo D’Alva e António Pinto. “Água Mole” é o seu primeiro filme.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,861,732